Santos abrirá inscrições para curso de defesa pessoal para mulheres em agosto

Uma nova turma do curso de defesa pessoal ‘Eu me defendo’, voltado para mulheres que querem aprender técnicas para se proteger e evitar agressões ou violência sexual, acontecerá no mês de agosto. As inscrições, gratuitas, estarão abertas de 1º a 14 de agosto pelo hotsite do projeto http://www.santos.sp.gov.br/eumedefendo.

“Cada nova edição do curso de defesa pessoal reforça o compromisso do nosso governo na defesa dos direitos das mulheres da Cidade. Centenas de santistas já tiveram oportunidade de aprender técnicas de autodefesa, além de compartilhar esse espaço que também é de escuta e visa promover segurança, confiança e solidariedade entre as participantes”, destaca a vice-prefeita Renata Bravo.

Para participar, as interessadas têm que ter mais de 16 anos e não podem estar grávidas. Elas serão instruídas pelo professor de caratê da Secretaria Municipal de Esportes (Semes) Fábio Abreu e pela ex-atleta de muay thai e brazilian jiu-jitsu Allane Pinheiro. Serão abordadas técnicas evasivas como saídas de diversos tipos de agarramento e imobilizações, práticas de projeção ao solo e contundentes, com a utilização das armas naturais do corpo humano.

“A proposta é ensinar técnicas de defesa baseadas em artes marciais, capacitando as mulheres a se protegerem em situações de perigo. Além do aprendizado técnico, o curso proporciona um espaço onde as participantes podem pedir ajuda e compartilhar suas experiências com outras mulheres”, explica a secretária da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos, Larissa Paz.

A aula será realizada no dia 17 de março, das 9h às 13h, no Centro Esportivo e Recreativo Rebouças (Praça Engenheiro José Rebouças s/nº – Ponta da Praia). Mais informações pelo telefone (13) 3201-5626 e pelo e-mail: coordenadoriadamulher@santos.sp.gov.br.

O curso foi criado em 2019 pela Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher). No ano seguinte, passou a atender mulheres com deficiência e, em 2021, ampliou também para as transexuais.

 

Esta iniciativa contempla o item 5 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Igualdade de Gênero. Conheça os outros artigos dos ODS.  

 

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de