Procon-Santos alerta para golpe de venda do Código de Defesa do Consumidor

Pessoas se apresentando como funcionárias do Procon-Santos estão vendendo exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC) em nome do órgão de defesa do consumidor. O documento é distribuído gratuitamente em ações realizadas no Município. Nesta quinta-feira (9), falsários abordaram feirantes e algumas lojas no Município, que denunciaram a ação.

Eles também exigiram o pagamento de uma taxa inexistente no sistema municipal, informa o coordenador da instituição, Ronaldo Ferreira, que pede para que todos os comerciantes fiquem em alerta e denunciem qualquer abordagem pelo e-mail procon@santos.sp.gov.br.

“Nossa legislação obriga que os estabelecimentos tenham o CDC. Mas eles chegaram na feira, onde a gente não os obriga a ter o Código, e cobraram pelo exemplar e por uma taxa para exercício da atividade”, relata o coordenador do Procon-Santos.

Os valores ficaram entre R$ 39,00 e R$ 79,00. 

“O Procon não vende nenhuma espécie de exemplar do Código de Defesa do Consumidor. Todo o material é distribuído de graça. Não cobramos taxas de absolutamente nada”.

Ele reforça que os fiscais da instituição distribuem exemplares em atividades específicas e todo o material é gratuito. “Nossos agentes andam também devidamente identificados, com crachá do Procon-Santos”.

LEIA MAIS: unidade móvel programa visitas de orientação em mais bairros.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de