Mutirão contra o Aedes elimina 102 focos de larvas de insetos em Santos

O sexto mutirão de combate ao Aedes aegypti (transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana) deste ano em Santos resultou na eliminação de 102 focos de larvas do mosquito no bairro Marapé.

Ao longo desta quarta-feira (9), os agentes da Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde visitaram 3.014 estabelecimentos, entre residências e comércio. Eles investigaram calhas, lajes, piscinas, ralos externos, vasos de plantas e diversos pontos de água parada. Também orientaram os moradores a cuidarem dos espaços e evitarem a disseminação das doenças. 

Já a equipe de limpeza urbana do Município recolheu pelo bairro oito toneladas de materiais inservíveis que poderiam concentrar água parada, como vasos sanitários e pias quebradas, latas, baldes e lonas. 

O engenheiro Vitor Correia Dias, 28 anos, foi uma das pessoas que recebeu a visita da equipe em casa. Ele falou sobre a necessidade da vistoria, destacando momentos difíceis no combate ao Aedes recentemente. “No ano passado, todo mundo aqui em casa acabou pegando (a dengue). Acho importante a vistoria e a orientação porque muitas pessoas não têm cuidado ou consciência do que pode causar”.

Desempenho no ano

Após seis mutirões, Santos já contabiliza a eliminação de 489 focos de larvas neste ano, além da remoção de cerca de 48 toneladas de material inservível. As regiões contempladas pela ação foram Aparecida, Boqueirão, Embaré, José Menino, Marapé e Pompeia.

 

 


Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de