Mais de 275km de 600 ruas passam por capinação em Santos

Um total de 275.829 metros de meios-fios, sarjetas e calçadas em 600 ruas de 14 bairros de Santos receberam serviço de raspação e capinação de mato no mês passado.

Os trabalhos, supervisionados pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), se espalharam por vários cantos da Cidade, em bairros como Ponta da Praia, Macuco, Embaré, Boqueirão, Rádio Clube, Vila Mathias, Aparecida, Marapé, Encruzilhada, Vila Belmiro, Estuário e Alemoa.

A operação é realizada de forma manual por 12 equipes da Terracom, cada uma com 12 funcionários e um fiscal, que atuam de segunda a sábado, de acordo com Eliane Ribeiro, da Seinfra, responsável pela supervisão e acompanhamento do serviço de limpeza urbana no Município.

Cerca de 40 toneladas de mato são retiradas diariamente, em média, pelas turmas, que trabalham agachadas para fazer a raspação em meios-fios, sarjetas e frestas das calçadas. Esse volume representa 48 metros cúbicos de material, ou seja, 12 viagens de caminhão, conforme estimativas da supervisora.

RESPONSABILIDADE

Wagner Ramos, titular da Seinfra, lembra que, de acordo com o artigo 11 do Código de Posturas do Município (lei municipal nº 3.531), a limpeza dos passeios e sarjetas em frente às casas e prédios é de responsabilidade de seus ocupantes. Essa responsabilidade estende-se também à vegetação que nasce no revestimento da calçada, cabendo à Prefeitura a capinação no meio-fio, de acordo com o artigo 17. A legislação está em vigor desde 1968.

 

Esta iniciativa contempla os itens 9, 10 e 11 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades, e Cidades e Comunidades Sustentáveis. Conheça os outros artigos dos ODS.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de