Jovens Embaixadores e Repórteres do Clima apresentam projetos no Encontro das Cidades ODS em Santos

Os participantes do programa Jovens Embaixadores do Clima e de seu complemento, o Jovens Repórteres do Clima, apresentarão seus projetos de conclusão e receberão certificados, nesta sexta-feira (21), às 18h, durante o Encontro das Cidades ODS, na Associação Comercial de Santos (ACS), no Centro Histórico. A cerimônia de encerramento da iniciativa desenvolvida pelo Movimento ODS Santos 2030 ainda possui ingressos disponíveis clicando neste link do Sympla https://x.gd/sG0du.

Cada um dos sete grupos terá dez minutos para apresentar e vender seus projetos de impacto local, baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ao público, podendo utilizar recursos como slides, fotos, vídeos, arte, entre outros recursos visuais. Após apresentação, os participantes serão diplomados como ‘Jovens Embaixadores pelo Clima, Cultura Oceânica e Agenda 2030’ ou ‘Jovens Repórteres pelo Clima, Cultura Oceânica e Agenda 2030’.

Ao longo da iniciativa, foram mais de 40 horas de capacitações e atividades coletivas sobre desenvolvimento sustentável, integrando quesitos ambientais, econômicos e sociais. Além disso, os jovens tiveram formações preparatórias para o mercado de trabalho, abordando oratória, marketing digital e uso de leis incentivadas, por exemplo.

Para o membro do Conselho Consultivo Jovem da Unesco e um dos idealizadores do programa, Ergon Cugler, os 30 jovens que se preparam para receber os certificados saem fortalecidos e prontos para aplicar os conhecimentos em ações cotidianas e nos espaços onde atuam. “Ficamos extremamente satisfeitos em ver que, além das capacitações, os participantes conseguiram elaborar sete trabalhos de conclusão que não só trazem impactos concretos, mas também demonstram uma compreensão profunda dos temas abordados e um compromisso verdadeiro com a sustentabilidade”, revela.

ORDEM DE APRESENTAÇÃO

Documentário Palafitas

O documentário retrata, através do audiovisual, a realidade da comunidade que vive nas palafitas de Santos. A produção mostra como essa comunidade se uniu para adaptar suas rotinas às mudanças climáticas.

Participantes: Jhonatan Almeida, Laura Morais, Marcela Perdigão, Vitória Conceição e Yuri Gomes.

 

Missão 2030: Desafios dos ODS

No projeto ‘Missão 2030: Desafios dos ODS’ foram desenvolvidos dois jogos de tabuleiro, um físico e um virtual, focados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os games são ferramentas educativas que buscam tornar o aprendizado sobre os ODS mais acessível e envolvente para os estudantes.

Participantes: Caio Cesar de Paula, Cendy Domingues, Gregory Valentim, Laura Cecatto e Luiz Guilherme de Lima.

 

Agrobox: Desembalar menos e descascar mais

A ideia central da Agrobox é incentivar uma abordagem que privilegie alimentos frescos, naturais e nutritivos, em vez de produtos embalados e ultraprocessados em Unidades Municipais de Ensino (UMEs). Deste modo, a promoção da ideologia ‘desembalar menos e descascar mais’ contribui para uma alimentação mais saudável, para a proteção do meio ambiente e para a promoção de estilos de vida.

Participantes: Daniel Gatti, Marcelly Kawakami e Rafael Diniz.

 

Ilhas de Calor em Santos

O projeto tem como finalidade estabelecer um cronograma de arborização em Santos, utilizando rotatórias para realizar o plantio e enfrentar o desafio da ilha de calor no Município com a adição de árvores. De acordo com o grupo, a iniciativa promoverá um ambiente mais saudável, segurando o desenvolvimento urbano sustentável, integrando o progresso econômico com a preservação ambiental e aprimorando a qualidade de vida na Cidade.

Participantes: Aline Destro, Bruno Perri e Natalia Guerra.

 

Cartilha de Letramento Climático

A Cartilha de Letramento Climático é interdisciplinar e servirá como ferramenta para apoiar e nortear os educadores das diferentes disciplinas de Ciências Humanas do Ensino Fundamental I e II. Ela conta com planos de aula sobre como abordar as mudanças climáticas dentro das disciplinas História, Arte, Educação Física e Língua Portuguesa.

Participantes: Emily Furtado, Gabriel Carvalho e Vinicius Chalega.

 

Guardiões da Sustentabilidade

O Programa ‘Guardiões da Sustentabilidade’ direciona os alunos a liderar uma adequada gestão dos resíduos escolares, promovendo consciência ambiental por meio da prática. Para isso, ao longo do ano letivo, uma equipe ficará responsável por guiar os alunos, assegurando o progresso apropriado da separação e da destinação, além de estimular práticas de reúso e redução dos desperdícios nas instalações escolares.

Participantes: Diego Ribeiro, Gabriela Carubbi, Mario Sergio Salles, Matheus Café, Murilo Coelho e Raphael Marques.

 

Comunidade + Porto

A proposta do trabalho consiste em um projeto social voltado ao fortalecimento da relação entre o Porto de Santos e a Comunidade, bem como a diminuição dos impactos ambientais possivelmente causados pela atividade portuária, que contribui para o aumento da crise climática. Para isso, seria realizado um Hackathon de 7 dias, composto por rápidas capacitações, desenvolvimento de projetos e premiação, onde os participantes serão os próprios membros da comunidade, tornando-se protagonistas na construção de soluções para os desafios ambientais cotidianos.

Participantes: Karolina Guedes, Miriã Amancio, Salwa El Malt, Vitoria Malafati e Yasmin Carvalho.

REALIZAÇÃO

O Movimento ODS Santos 2030 é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Santos e a Associação Comercial de Santos. Já as iniciativas ‘Jovens Embaixadores do Clima’ e ‘Jovens Repórteres do Clima’ são uma realização do Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Depods/OTC), Coordenadoria de Políticas para Infância e Juventude (Cojuv/Semulher), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) e Conselho Municipal da Juventude de Santos (CMJ).

Também são parceiros no projeto a Associação Comercial de Santos Jovem, Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), clubes de Rotaract de Santos, Santos Porto e Santos Gonzaga, Fundação Parque Tecnológico de Santos (FPTS), Inove – Diálogo Jovem, Instituto Devir Educom, Politize!/Mapa Educação/Instituto Oiti, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Unesco Youth Advisory Board, Unimar Agenciamentos Marítimos Ltda. e Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (Umapaz).

O Encontro das Cidades ODS é uma realização do Movimento ODS Santos 2030 em parceria com a Prefeitura de Santos, DP World, EcoPorto, Transbrasa, Terminal Exportador do Guarujá, Terminal de Exportação de Açúcar do Guarujá, Terminal Exportador de Santos, Hidrovias do Brasil, EcoFábrica ZNO, MS Content, RR Agro e RR Cargo, Unimar Agenciamentos Marítimos  Rotary Club Santos Aparecida, Associação Comercial de Santos (ACS), Cultivo Tech, Gran Bazar Encontro de Empreendedores, Nunes Projetos Incentivados e Santos Press.

 

Esta iniciativa contempla o item 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Parcerias e Meios de Implantação. Conheça os outros artigos dos ODS

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de