Formados em projeto de Santos participarão de palestra sobre os ODS 2030

A Prefeitura de Santos e a organização da sociedade civil, Politize!, promoverão uma palestra sobre as metas da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), para os alunos formados no projeto Cidadania 382. O encontro será neste sábado (30), às 14h, no Juicyhub (Av. Ana Costa, 433 – 4º andar – Gonzaga).

O evento, presidido pelo chefe do Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Depods/OTC), Fábio Tatsubô, é o último da programação da Cidade para a Global Week #ACT4SDG’s, organizada pelo Comitê ODS Santos 2030 e Depods. A mobilização, que reuniu o poder público, terceiro setor e iniciativa privada durante este mês, teve 355 ações voltadas para a construção de uma sociedade mais pacífica, justa e sustentável. 

O projeto Cidadania 382, realizado em parceria com a Petrobras, tem o objetivo de levar para oito municípios da Baixada Santista, Litoral Norte e Vale do Paraíba, educação cidadã nas escolas e para comunidades em geral por meio de uma jornada formativa.

A assistente do Núcleo de Cidadania, Gabriella Kojol, explica que a metodologia da Politize! possibilita que qualquer pessoa desenvolva sua proposta de política pública, seguindo um dos 17 ODS. “No fim, pessoas que nunca se imaginaram resolvendo um problema público poderão elaborar propostas de lei, serviços e outras políticas públicas que auxiliem a sociedade na resolução dos principais desafios do nosso tempo”, revela.

“Queremos empoderar os jovens para que sejam protagonistas e capazes de moldar as suas realidades. Nossa missão é formar uma geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia”, completa o gestor do Núcleo de Formação de Lideranças, Vinicius Zunino.

Contudo, o assessor do Núcleo de Cidadania, Isaac Santos, pondera que, apesar da relevância, muitas pessoas não conhecem os ODS e a palestra terá o papel de conscientizar os formados da importância de compartilhar esse conhecimento. “Os ODS estão no DNA da Politize!. No entanto, para boa parte da população, isso é algo distante, sem muita clareza de como cada um pode atuar em prol deles”, ressalta.

“A Agenda 2030 é a pauta para todos. Poder debater o tema com a juventude é tratar diretamente com as pessoas que serão protagonistas nas mudanças que precisamos fazer”, finaliza Tatsubô.

Esta iniciativa contempla o item 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Parcerias e Meios de Implantação. Conheça os outros artigos dos ODS.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de