Atualização de agentes de trânsito em Santos aborda segurança do trabalho

‘Riscos no ambiente de trabalho e as medidas de prevenção’ foi o tema abordado na manhã desta terça-feira (4) com operadores da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) que participam do curso de atualização de agentes de trânsito. No próximo mês, a empresa totalizará o treinamento dos seus cerca de 190 profissionais da área.

Ao iniciar a sua apresentação, o técnico em segurança do trabalho Eduardo Simabukuro esclareceu a diferença entre risco e perigo. O primeiro se caracteriza quando a atividade tem uma ou mais condições com potencial para causar danos pessoais ou materiais. Já o perigo se dá quando a exposição relativa a um risco favorece que se materialize.

Por isso, chamou a atenção sobre a análise preliminar de risco, antes de qualquer trabalho ser realizado. “No caso do agente, isso também se aplica. Se vai operar em um determinado cruzamento, precisa avaliar todas as condições existentes do local, tais como o volume de tráfego, a situação das vias etc.”.

E acrescentou: “O objetivo do controle de risco é evitar que determinado serviço se torne perigoso”. Simabukuro explicou sobre as medidas para controle de risco, entre elas o equipamento de proteção individual (EPI).

As aulas para os 16 agentes da turma iniciaram na segunda-feira (3) e seguem até sexta (7). O conteúdo do curso traz, ainda, temas como ética profissional e cidadania, técnicas de abordagem, normas da área de fiscalização, integração com a engenharia de tráfego, entre outros abordados por profissionais da própria companhia.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de