Sistema de drenagem dos Bairros Vila Sônia e Antártica passam por manutenções

A Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) está realizando manutenções e limpezas no sistema de drenagem municipal, de escoamento de águas pluviais, de diversas vias dos Bairros Vila Sônia e Antártica. As ações contam com desobstrução de tubulação e rede, além da limpeza de bueiros, de forma manual e com auxílio de maquinários específicos. A mais recente melhoria foi realizada na Rua Mariza Ferreira dos Santos e vias arredores, finalizada na última segunda-feira (10). A previsão é que o serviço siga pelas próximas semanas nas demais vias de ambos os bairros, melhorando o sistema de escoamento de água de chuva nos locais.

Outro trecho que recebeu melhorias nos últimos dias fica localizado nas vias do loteamento Vila São Jorge (Bairro Antártica), com a limpeza das galerias das Ruas Luzia Borba Ranciario e João Batista de Siqueira e arredores. Nos próximos dias as equipes serão enviadas também para o trecho da Rua Aléssio Messiano e proximidades.

Dentre os maquinários especializados utilizados pelas equipes nas manutenções há caminhões vácuo e de hidrojato e dentre os principais materiais encontrados nos bueiros e tubulação obstruindo o sistema estão embalagens plásticas, restos de alimentos, latas de bebidas e demais produtos industrializados.

As manutenções, no geral, contam com limpeza de todo sistema. A limpeza das laterais da rede de forma manual; corte de matos que podem estar impedindo o fluxo do líquido no local; retirada de areia e lixo no lado interno dos bueiros; desobstrução da tubulação com o caminhão vácuo, que suga resíduos a metros de distância; limpeza com o hidrojato, que lança água na tubulação do sistema de drenagem; entre outros.

De acordo com o diretor do Departamento de Resíduos da Sesurb, Sidinei Barbosa da Penha, o lixo descartado irregularmente em áreas públicas, muitas vezes, é carregado pela chuva e vento para o sistema de drenagem, prejudicando muito o escoamento de água nestes locais. “As manutenções são constantes, mas se a população não entender que ela tem papel essencial nessa conservação da limpeza não adianta”.


Fonte: Prefeitura de Praia Grande


Você pode gostar também de