Sesap realiza mais de 600 atendimentos em novembro durante a Sexta Musical

Colaboração Rodrigo Herrero

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande realizou mais de 600 atendimentos no mês de novembro durante as apresentações da Sexta Musical, evento cultural que ocorre em vários bairros da Cidade. Os profissionais forneceram à população inúmeros serviços de orientação em prevenção e promoção à saúde nos três eventos ocorridos durante o mês nos bairros Guaramar, Jardim Glória e Boqueirão.

A equipe do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais do SAE (Serviço de Atendimento Especializado) fez 496 testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C durante as apresentações musicais. Também foram distribuídos preservativos masculinos e femininos, além de materiais informativos e orientação aos munícipes.

O time de Prevenção da Divisão de Saúde Bucal realizou 123 atendimentos, entre crianças e adultos. Com equipamentos lúdicos, os profissionais orientaram a população sobre a escovação dos dentes e outros cuidados com a higiene bucal para prevenir cáries, doenças na gengiva e problemas mais graves, como o câncer de boca. Esse trabalho se soma à visita dos cirurgiões-dentistas às creches e escolas municipais, abrigos de idosos, unidades de saúde e eventos locais procurando reforçar a prevenção.

Já o setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC), da Divisão de Saúde Ambiental, esteve presente nas sessões da Sexta Musical com banners e panfletos para conscientizar a população sobre o combate da dengue e outras arboviroses, como a febre amarela, chikungunya e a zika, além de alertar sobre a febre maculosa, escorpião, leishmaniose, entre outras doenças. Eles também realizaram a entrega de material informativo sobre posse responsável e vacinação dos animais.

A equipe do Consultório na Rua (Conar) também tem feito atendimentos junto aos munícipes durante a Sexta Musical, com aferição de pressão arterial e dextro e aplicação de vacina contra a covid-19, além de promover abordagens e orientações sobre o uso de álcool e drogas.

SAE – O Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção (CTAP) de Praia Grande disponibiliza preservativos e testes para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente, além de encaminhar pacientes para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Ambos os equipamentos ficam na Rua Cidade de Santos, 89, 1º andar – Boqueirão. O horário de atendimento para a realização dos testes é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h30. O SAE é referência em Praia Grande, reunindo médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais especializados em HIV/Aids, hepatites, e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

As Unidades de Saúde da Família (Usafas) da Cidade também oferecem testes rápidos. Basta a pessoa procurar a unidade com o cartão do posto e a equipe de saúde da família vai fazer o acolhimento do paciente e agendar a testagem.

Conar – O Programa Consultório na Rua é desenvolvido pela Sesap, onde os atendimentos são feitos em um veículo, tipo van, equipado com sala reservada e local para vacinas e exames para atendimento de pessoas em situação de rua. Esse trabalho também é realizado de segunda a sexta em todos os bairros da Cidade. O Programa conta com uma equipe especializada composta por enfermeira, dentista, auxiliares e técnica de enfermagem, assistente social e motorista, além de contar com o apoio de residentes dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional do Município.

Sexta Musical – O projeto Sexta Musical acontece desde 2007 e tem como objetivo principal fomentar os músicos locais, incentivar o comércio e proporcionar lazer e cultura à população de Praia Grande de maneira gratuita em bairros diferentes a cada edição.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande


Você pode gostar também de