Seduc e Seplan apresentam novo sistema de Frequência e Diário Digital

Em Praia Grande, as tecnologias estão cada vez mais dentro das salas de aulas das escolas municipais. Tablets, chromebooks, rede wi-fi e lousas digitais já são realidades e servem para auxiliar os professores a oferecerem aprendizado dinâmico e atrativo. Tais ferramentas ganharão mais um reforço, isso porque, a Prefeitura de Praia Grande implantará este ano o diário e a frequência digital escolar. A novidade promete agilizar para o docente a parte de preenchimento do documento de classe.

Nesta segunda-feira (30), as secretarias de Educação (Seduc) e de Planejamento (Seplan) fizeram lançamento do Sistema de Notas e Faltas. A ação ocorreu no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim, e foi apresentada para pedagogos comunitários e assistentes técnico pedagógicos (ATPs). A reunião marcou a retomada das equipes para os preparativos do início do ano letivo de 2023.

O Sistema de Notas e Faltas será similar ao utilizado pela rede municipal de ensino em 2010. Devido a adaptações necessárias, a ferramenta ficou em desuso e ganhou uma nova roupagem para 2023. O mecanismo contará com as mesmas funcionalidades do diário físico, porém, no formato digital. Os educadores terão espaços específicos para lançar as notas e fazer observações do conteúdo trabalhado.

Outro ponto que o sistema permitirá controlar será o da frequência dos alunos. A computação da presença do estudante ocorrerá no momento da chegada dele à escola. Ao ingressar na unidade, crianças, jovens e adultos passarão pelas catracas instaladas na entrada que contam com um visor que identificará o rosto dele e permitirá o acesso. Uma vez na sala de aula, caberá ao professor conferir se o estudante de fato está presente e confirmar a informação.

Em 2022, o projeto piloto para testar o Sistema de Notas e Faltas foi colocado em funcionamento na EM Albert Einstein, no Bairro Samambaia. Com a implementação, as pastas municipais puderam verificar os ajustes necessários. Recentemente, a novidade passou a ser utilizada também na EM Professora Maria de Lourdes Santos. A implementação para as demais unidades ocorrerá logo no início do ano letivo.

Elaboração – A Secretaria de Planejamento ficou responsável pela criação da nova ferramenta, que usou como base o Sistema Gestão utilizado atualmente para cadastramento de alunos em turmas de Educação Infantil e do 1º ao 5º do Ensino Fundamental. “Trata-se de um sistema bem similar ao diário físico e bem intuitivo, pois são campos de preenchimento já de conhecimento dos educadores”, destacou a diretora da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas da Seplan, Luciana Santos Gonzaga Artave.

Para abastecer o sistema com as informações, a Seplan contou com o apoio do Departamento de Legislação e Planejamento Educacional da Seduc, que ficou responsável em pontuar quais elementos seriam necessários conter na nova ferramenta. O Departamento de Programas de Inclusão Digital também participa com o acompanhamento da instalação das catracas nas escolas de Ensino Fundamental.

No final do ano passado, os diretores e agentes administrativos das escolas municipais participaram de capacitação. Naquele momento, os profissionais foram apresentados ao Sistema de Notas e Faltas para que saibam como alimentar com as informações necessárias e a geração de relatórios. “O digital permitirá que o professor faça as correções necessárias sem deixar qualquer tipo de rasura. Além de facilitar a emissão de relatórios para fechamentos de trimestres”, completou Luciana Artave.

Nos próximos dias, será a vez dos professores também receberem o treinamento para preencherem o Sistema de Notas e Faltas. As capacitações ocorrerão por meio dos Horários de Trabalho Pedagógicos Coletivos (HTPCs). “Faremos os treinamentos com os educadores para se familiarizarem com a ferramenta. Daremos todo o suporte necessário aos docentes para que o sistema seja implementado nas escolas”, afirmou a diretora do Departamento de Legislação e Planejamento Educacional, Thaloa Prestia Ramos.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande


Você pode gostar também de