Praia Grande contará com reforço de 500 policiais durante Operação Verão

A Operação Verão deste ano, em Praia Grande, vai contar com o reforço de cerca de 500 policiais militares. A previsão é que os policiais permaneçam na Cidade de 22 de dezembro até o final do Carnaval. Além dos policiais, o Município também já está contando com o apoio de 66 guarda-vidas temporários contratados pela Prefeitura e pelo Governo do Estado para auxiliar na segurança das praias da Cidade.

O apoio é fundamental durante este período em que a Cidade recebe milhares de visitantes. De acordo com o secretário de Assuntos de Segurança Pública de Praia Grande, Maurício Vieira Izumi, algumas ações já estão sendo planejadas para serem realizadas conjuntamente entre a Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM). “Essa integração já acontece normalmente e será mantida durante a Operação Verão. Teremos ainda o apoio de outras secretarias, como Trânsito e Urbanismo, que são de extrema importância para o êxito das ações”.

A Polícia Militar já definiu inclusive que serão instaladas tendas ao longo da orla da Cidade, que funcionarão como pontos de apoio às equipes da corporação e aumentam a sensação de segurança da população. Drones também deverão ser usados para auxiliar no patrulhamento por terra.

Por parte da Guarda Civil Municipal, o apoio será de um efetivo 391 integrantes, incluindo grupamentos especiais como a Guarda Costeira, Romu (Rondas Ostensivas Municipais), Romo (Rondas Ostensivas com Motos), e Grupamento de Trânsito (Gtran).

Outro importante recurso à disposição das forças de segurança durante a Operação Verão são as câmeras de monitoramento da Cidade. Atualmente, quase 3 mil equipamentos compõem o parque tecnológico, com modernos softwares de reconhecimento ótico de caracteres e reconhecimento facial, além de drones operados também pela GCM.

As praias também já ganharam uma atenção especial graças à contratação de 66 guarda-vidas temporários, sendo 20 deles aprovados em processo seletivo realizado pela Prefeitura, e 46 contratados pelo Estado, que somados ao efetivo fixo da Cidade estarão atentos aos banhistas.


Fonte: Prefeitura de Praia Grande


Você pode gostar também de