PG recebe 1º lugar do prêmio “Casos de Sucesso em Saneamento Básico” do Instituto Trata Brasil

A Prefeitura de Praia Grande recebeu o prêmio “Casos de Sucesso, Inovação & Tecnologia – Saneamento Básico” do Instituto Trata Brasil. A homenagem foi criada para reconhecer os esforços das cidades que vêm investindo continuamente nos serviços de água e esgotamento sanitário, garantindo a melhoria da qualidade de vida e a sustentabilidade dos municípios do país.

A premiação ocorreu na tarde de quinta-feira (10), na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, e na ocasião, Praia Grande foi destaque no painel “Investimentos médio por habitante em abastecimento de água e esgotamento sanitário do ranking de saneamento na década”, garantindo a primeira colocação. Além de Praia Grande, nesse tema foram premiadas as cidades de Cuiabá (MT) e Vitória (ES).

O Trata Brasil revelou, através dos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério do Desenvolvimento Regional, que Praia Grande investiu na média, entre 2011 e 2020, um montante de R$ 436,74 por habitantes para expandir os serviços de água e esgotamento sanitário, um dos maiores montantes financeiros observados em um munícipio, com reflexo direto no aumento da população coberta com os serviços.

Durante a premiação, a secretária de Planejamento, Eliana Cristina Gerônimo Ferreira, representou a Prefeitura e participou dos debates, destacando os esforços empreendidos para o município chegar a esse resultado. “A Prefeitura de Praia Grande entende esse prêmio como reconhecimento. É o resultado de décadas de trabalho e esforços para investimentos em infraestrutura que se alinharam ao trabalho da Sabesp e proporcionaram melhores resultados em relação aos serviços de abastecimento de água potável e coleta e tratamento de esgoto”.

A secretária apresentou ainda indicadores do Município no período de 2011 a 2020, como a evolução de economias ativas de água e tratamento de esgoto de Praia Grande em relação aos demais municípios da Baixada Santista; a evolução do consumo total de energia elétrica nos sistemas de água; e a evolução dos investimentos totais realizados pela Sabesp na Cidade; e citou, por exemplo, destaques do trabalho da Cidade como a Coordenadoria de educação ambiental, o conselho municipal de saneamento, leis municipais e convênios de cooperação entre município e Sabesp.

Um exemplo de sucesso da parceria entre Prefeitura e Sabesp é o programa Esgoto Certo, que foi criado em Praia Grande no início dos anos 2000 e hoje é aplicado em diversos municípios. Através do programa, a Prefeitura fiscaliza os domicílios e a Sabesp atua para corrigir falhas na rede de esgoto que provocam o mau funcionamento do sistema de tratamento.

Participaram do evento representantes do Instituto Trata Brasil, Fundação Getúlio Vargas (FGV), Secretaria Nacional de Saneamento, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (Ana), Organização das Nações Unidas (ONU) e Unicef.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande


Você pode gostar também de