PG estrutura serviço especializado multiprofissional para atender pessoas obesas

Colaboração Rodrigo Herrero

Entrou em funcionamento nesta sexta-feira (18) no Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (CEMAS), no Bairro Aviação, o Núcleo Especializado em Obesidade e Metabolismo de Praia Grande (NEOM-PG), um serviço multiprofissional que visa fortalecer o cuidado com pessoas obesas e distúrbios metabólicos.

Uma equipe composta por médico, nutricionista e psicólogo, integrada ao CEMAS, será responsável por atender ao paciente de maneira mais ampla possível, proporcionando maior qualidade de vida aos munícipes que necessitarem deste atendimento.

“O local é especializado em obesidade moderada para grave, pois são pacientes que demandam maior cuidado devido às comorbidades que a obesidade grave faz aparecer. O tratamento será clínico, baseado em modificação de estilo de vida. A gente quer que o paciente aprenda a comer de maneira adequada e, se não tiver contraindicação médica, se exercite. Em alguns casos haverá a introdução de medicação. Caso o tratamento não traga um resultado adequado, possivelmente esse paciente deve ser encaminhado para a cirurgia bariátrica”, explica o médico coordenador do núcleo, David de Almeida Brito Junior.

As consultas ocorrem com a presença dos três profissionais de saúde, para proporcionar um acompanhamento global do paciente. “O grande diferencial desse núcleo é a possibilidade de atendimento a partir de uma abordagem interprofissional, visando prepará-los para uma eventual cirurgia bariátrica, nos casos que se enquadrarem de acordo com os critérios estabelecidos pelos protocolos assistenciais da Saúde”, afirma o responsável pela implantação do projeto, Guilherme Augusto Braga Silva, cirurgião-dentista e apoio técnico da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande.

Também serão desenvolvidos no NEOM-PG trabalhos de grupo para informar sobre os tipos de tratamento, tirar dúvidas e compartilhar experiências. “Nesses grupos vamos deixar aberto a perguntas para que eles interajam entre eles e para desmistificar qualquer mito sobre tratamento de obesidade, porque a gente sabe que ainda hoje tem um certo preconceito a respeito”, detalha o médico do núcleo.

Segundo o secretário de Saúde interino, no José Isaías Costa Lima, esse serviço está sendo reestruturado na rede de especialidades, com o envolvimento integral dos profissionais, para atender cada vez melhor os praia-grandenses. “Estaremos iniciando com os pacientes que estão aguardando no sistema, tendo sido encaminhados previamente pela Atenção Básica. Em breve o serviço deverá ser ampliado”, destaca.

Qualidade de vida – A obesidade é um problema crescente nos últimos anos. Os dados mais recentes são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS/2019), que apontavam na época 25,9% da população adulta brasileira na condição de obesidade. Estudos recentes indicam que o confinamento provocado pela pandemia possa ter agravado esse cenário.

Diante disso, um atendimento direcionado especificamente para esse público como o proposto pelo NEOM-PG pode ajudar muitas pessoas. É o que espera Ednalva dos Santos, 44 anos, moradora do bairro Tupi, que sofre com o problema há anos e deseja melhorar a qualidade de vida. “A gente precisa cuidar mais da nossa saúde e esse tipo de acompanhamento é bom, pois se não tiver a gente relaxa”, conta.

Diabética e hipertensa, Ednalva é manicure e passa boa parte do dia sentada, o que acaba também afetando sua saúde. Com as consultas com a equipe, ela tem a expectativa de se sentir melhor, independentemente de cirurgia. “Se tiver que fazer a cirurgia, eu ainda estou pensando, tomando coragem, porque é um processo complicado”, diz.


Fonte: Prefeitura de Praia Grande


Você pode gostar também de