Justiça Eleitoral solta suspeitos de desvios no partido Solidariedade

Cinco investigados presos na Operação Fundo no Poço receberam autorização judicial para aguardar o inquérito em liberdade. As prisões preventivas foram revogadas pela Justiça Eleitoral.

Apenas o presidente do Solidariedade, Eurípedes Gomes de Macedo Júnior, suspeito de desviar R$ 36 milhões dos fundos Partidário e eleitoral, e Felipe Espírito Santo, secretário de assuntos legislativos do partido, permaneciam presos.

O primeiro a conseguir a liberdade provisória foi o advogado Bruno Pena. Ele é suspeito de ajudar a operar os desvios por meio da simulação de contratos de serviços advocatícios. Pena foi beneficiado por um habeas corpus do ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral.

Ele recebeu um habeas corpus por parte do ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que argumentou não ver provas suficientes para manter a prisão.

Para o magistrado, “o fato de o escritório do paciente ter recebido cerca de quase R$ 2 milhões do PROS nacional não implica, per se, gravidade concreta que legitime a segregação cautelar, notadamente ao se considerar que tais importes perfazem montantes tipicamente destinados ao pagamento de serviços de natureza advocatícia na seara eleitoral”.

Posteriormente, o juiz Lisandro Gomes Filho, da 1ª Zona Eleitoral do Distrito Federal, ordenou a soltura dos outros investigados: Armisson Gonçalves de Lima, Cíntia Lourenço da Silva, Alessandro Sousa da Silva e Fabrício George Gomes da Silva. O magistrado estendeu os efeitos do habeas corpus cedido pelo TSE justificando que há “similitude fática” nas acusações.

A Operação Fundo no Poço investiga suspeitas de desvios de verbas públicas repassadas ao Solidariedade.

*Com informações da AE

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de