Médico passa a integrar equipe do Consultório na Rua de Praia Grande

Por Rodrigo Herrero

O Programa Consultório na Rua (Conar), da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, ganhou um médico para reforçar os atendimentos da equipe junto à população de maior vulnerabilidade social. O profissional é um dos oito novos médicos que foram enviados pelo Ministério da Saúde e fazem parte do contingente de 37 que estão previstos para chegar ao Município até o final do ano. Eles compõem a nova modalidade de coparticipação – uma parceria entre o Governo Federal e municípios – do programa Mais Médicos e vão aprimorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O cubano Osmany Miguel Perez Zayas, 40 anos, mora no Brasil há nove e já havia participado do Mais Médicos, ao trabalhar no interior do Paraná. Dessa vez, a oportunidade de morar no litoral, em uma cidade estruturada como a praia-grandense, fez ele e a esposa, também médica, a escolherem a Cidade. “Nós vimos a disponibilidade de vagas que havia em São Paulo e como sempre tive vontade de morar em São Paulo e trazer as crianças para ficar perto da praia, optamos por trabalhar pelo programa. Aqui é uma cidade bem grande, mas com boa infraestrutura, bastante escolas, creches”, comentou.

Com experiência em atuar com pessoas em situação de grande vulnerabilidade social, Osmany aceitou o convite de integrar o time do Conar. “Quando cheguei na Praia Grande, inicialmente eu iria para uma Usafa, mas comentaram que existia a possibilidade do Consultório na Rua e se eu teria interesse, e como é uma população que conheço e já trabalhei, optei pelo Conar”, explicou.

Segundo a enfermeira coordenadora do Conar, Regiane Eliza da Costa, o acréscimo do médico tem sido muito importante para os atendimentos. “Com o médico melhorou muito o nosso trabalho, porque tem algumas coisas que dependem do médico e ele estando conosco resolve na hora. E se tiver que fazer algum encaminhamento de exame ou especialidade ele já pede por aqui e dá o andamento. E ele é ótimo, tem o perfil exato para trabalhar com o Conar pela sua experiência com esse público”, enfatizou.

“Está sendo bem legal o trabalho porque a equipe é bem unida, completa e bem focada no trabalho. Eles facilitam muito o caminho, pois eles já têm tudo trilhado há muito tempo, eu só vim para complementar o trabalho deles”, elogiou Osmany.

Conar – O Programa Consultório na Rua é desenvolvido pela Sesap, onde os atendimentos são feitos em um veículo, tipo van, equipado com sala reservada e local para vacinas e exames para atendimento de pessoas em situação de rua. Esse trabalho também é realizado de segunda a sexta-feira em todos os bairros da Cidade.

A equipe trabalha especialmente com pessoas em situação de rua realizando a abordagem social, testes rápidos de saúde, vacina, aplicação de medicação e orientação para usuários de drogas. Quando necessário, esses pacientes são encaminhados à rede de saúde do Município, como as Usafas ou prontos-socorros, dependendo do caso.

“Temos agora uma equipe completa do Consultório na Rua, com médico, cirurgião-dentista, psicólogo, assistente social, enfermeira, auxiliar e técnica de enfermagem, oferecendo um atendimento com ainda mais qualidade à população em situação de rua”, declarou o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.

Mais Médicos – Os 37 médicos previstos para chegar até o final de 2023 são apenas a primeira parte do novo convênio do Ministério da Saúde, que autorizou para Praia Grande a contratar até 91 profissionais, que deverão ser chamados em uma outra etapa.

Além dessa nova modalidade, o Município já havia recebido há alguns meses 13 profissionais dos programas Mais Médicos e Médicos pelo Brasil. Todos estão sendo direcionados para reforçar o atendimento das Unidades de Saúde da Família (Usafas), porta de entrada do SUS na Cidade, com prioridade para aqueles equipamentos com ausência pontual de médicos.

Referência – A rede de Atenção Primária de Praia Grande é referência SUS não só na Baixada Santista como em todo o Estado. Com 30 Usafas e mais de 100 equipes, o Município possui 100% de cobertura da população na Estratégia de Saúde da Família (ESF), um feito alcançado por poucas cidades com o porte como a praia-grandense. E os investimentos prosseguem, com outras quatro unidades a serem entregues nos próximos anos.

A atuação dos profissionais das Usafas é voltada para a promoção da saúde e para a prevenção de doenças, fazendo o acompanhamento da população no seu próprio território. Isso permite solucionar os casos e direcionar aqueles mais graves para níveis de atendimento de maior complexidade.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande


Você pode gostar também de