Obras de estabilização em encosta de morro de Santos entram em nova etapa

As obras de contenção de trecho da encosta do Morro Santa Maria, onde ocorreu deslizamento de terra, entram em nova etapa com o início da perfuração, em solo e em rocha, para a fixação de chumbadores que garantirão a estabilidade em 2.740m² da área conhecida como Carvoeiro. O projeto da Prefeitura abrange também a reestruturação do sistema de drenagem na parte denominada Caminho Particular.

Serão fixados 16.402m de chumbadores para solo, com peso total de 40.447kg, e mais 6.561m para rocha, com 16.179kg, de acordo com o engenheiro civil Carlos Barros, da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos), responsável pelo acompanhamento e supervisão das obras.  

Conforme explicou, as condições geométricas da área não permitem a execução de terraplenagem e a construção de taludes para a contenção da encosta. “A solução encontrada foi o grampeamento do solo, com posterior revestimento de grama armada, cuja fixação é feita por meio de telas colocadas sobre placas de vegetação, devidamente presas na superfície da encosta.”

Essas telas, revestidas por placas de grama sintética, têm a função de melhorar a segurança do talude, garantindo um revestimento eficaz para a encosta, prosseguiu o engenheiro. Isso porque as águas de chuva percorrem o barranco de forma mais rápida, deixando-o menos úmido, reduzindo o peso e, consequentemente, o risco de movimentação da terra por gravidade.

CANALETA – O projeto de estabilização da encosta também envolve a construção, no Caminho Particular, de um sistema de captação e condução de águas pluviais, constituído por 646m de canaletas. Esse trecho do Santa Maria é isolado, conta com poucas residências e o acesso é pelo Morro do Saboó.

INVESTIMENTO – A reestruturação do sistema de drenagem do Caminho Particular e a execução de contenção no chamado Carvoeiro do Morro Santa Maria estão a cargo da empreiteira Sabino, vencedora da concorrência pública. O investimento da Prefeitura é de R$ 5.204.427,09, recursos provenientes da Caixa Econômica Federal, por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), voltado ao setor público dos municípios, estados e Distrito Federal.

Esta iniciativa contempla os itens 9, 10 e 11 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades, e Cidades e Comunidades Sustentáveis. Conheça os outros artigos dos ODS.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Santos


Você pode gostar também de