Cresce em 32% atendimento de alunos público-alvo da Educação Especial

As escolas municipais de Praia Grande registraram crescimento na demanda de estudantes com deficiência em 2022. Em levantamento realizado com base em dados de outubro deste ano, a Secretaria de Educação (Seduc) registrou 2.041 alunos público-alvo da educação especial. Em 2021, esse número foi de 1.537 matriculados na rede, o que totaliza aumento de 32,79%. Para suprir a essa nova realidade, a Seduc desenvolveu série de ações.

A Coordenadoria de Educação Especial e Inclusiva ficou responsável em gerir as ações relativas a atender as necessidades destes alunos. Ampliação dos serviços oferecidos e de funcionários para suprir a demanda, bem como, oferecer capacitações para os servidores estiveram entre as apostas do setor. Outro ponto de destaque foi a realização de dois momentos macros de debates e formação com a participação de representantes de cidades vizinhas.

Um deles foi o I Seminário de Educação Inclusiva realizado em julho deste ano. Durante três dias de evento, a Seduc mobilizou mais de 2 mil pessoas que assistiram às palestras temáticas direcionadas para os diferentes profissionais que atendem aos estudantes público-alvo da educação especial. O 15º Encontro de Educação Inclusiva, ocorrido em novembro, também deu suporte aos educadores que atuam com os alunos.

Além de investir na formação dos profissionais, a pasta municipal também buscou ampliar os equipamentos e capacidade de atendimento. Um exemplo disso está no número de salas de recursos multifuncionais voltadas para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Em 2021, a Seduc contava com 21 unidades, passando para 25 este ano. Já está previsto para 2023, o acréscimo de mais 7 salas promovendo nova expansão desta prestação de serviço.

As salas de recursos multifuncionais são equipadas com todos os recursos tecnológicos (notebooks, computadores, lousas digitais e mesas interativas) existentes na rede municipal de ensino. Os docentes que atuam nestes espaços são especializados nas áreas de deficiência. O atendimento ocorre de forma individual ou em pequenos grupos, sempre no contraturno escolar, como complemento a rotina de sala de aula e de acordo com a necessidade do aluno.

Fortalecimento – Para acompanhar de perto o ensino oferecido no AEE e nas salas de ensino regular, a Coordenadoria precisou reforçar a equipe. Desta forma, o setor passou a contar com novos assistentes técnicos pedagógicos (ATPs) de educação inclusiva. Ano passado, o grupo era formado por nove profissionais que percorriam as escolas para dar o suporte necessário a alunos, professores e equipes gestoras das unidades. Em 2022, três novos técnicos vieram somar forças, totalizando 12 ATPs.

De acordo com a responsável pela Coordenadoria de Educação Especial e Inclusiva, Julia Ribeiro Costa, esse reforço foi necessário para assegurar o acompanhamento dos serviços e do atendimento oferecido nas escolas. “Trata-se de uma equipe especializada que busca a todo o momento fornecer o respaldo ao desenvolvimento do projeto escolar que preconize e assegure a perspectiva inclusiva em sua totalidade em nossas unidades”, enfatizou.

Outro ponto que necessitou de mais atenção por parte da Coordenadoria foi o chamado Plano de Ação. Realizado por atendentes de educação e educadores de desenvolvimento infanto-juvenil (EDIJ), trata-se de um serviço que visa a dar suporte aos alunos precisam de acompanhamento. Até outubro de 2022, 1344 estudantes foram assistidos por 864 profissionais que deram o aparato preciso.

“Notamos que, no retorno ao ensino presencial, parcela significativa de nossos alunos manifestou maior nível de dependência, tanto para atividades de vida diária, como higiene e alimentação, quanto para demandas de ordem comportamental e acadêmica”, explicou Julia Ribeiro. “Por isso, ao longo do ano, a secretaria organizou-se para fornecer o suporte adequado para o desenvolvimento dos estudantes, contando com a atuação das atendentes e EDIJ”.

Segundo a responsável pela Coordenadoria de Educação Especial e Inclusiva, a somatória de ações e de esforços garantiram o atendimento qualificado e satisfatório ao longo do ano de 2022. “Diante desses dados, é possível afirmar que a rede tem percorrido um caminho de equidade na educação. As iniciativas são para assegurar a todos o direito à educação inclusiva de qualidade sem desconsiderar as especificidades daqueles que necessitam de maior suporte no momento”, destacou.

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Fonte: Prefeitura de Praia Grande


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