Capacitação da Sesap sobre regulação do SUS visa melhorar acesso aos serviços de saúde

Colaboração Rodrigo Herrero

Para proporcionar à população maior acesso aos serviços, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande está promovendo uma capacitação visando a implementação de um novo processo de Regulação Municipal. O primeiro dos cinco encontros ocorreu nesta terça-feira (8) e reúne profissionais de diversas áreas da pasta.

A Regulamentação Municipal é coordenada pela Sesap a partir do Complexo Regulador de Praia Grande, que existe desde 2008, e é responsável por organizar o encaminhamento das consultas, exames, procedimentos e cirurgias eletivas. E esse sistema será reorganizado a partir das mudanças implementadas com a inauguração do novo Pronto-Socorro Central, que está sendo construído no antigo prédio do Cemas (Centro de Especialidades Médicas Ambulatoriais e Sociais), na Avenida Presidente Kennedy, Bairro Guilhermina.

Com o novo equipamento, será ampliada a Rede de Urgência e Emergência da Cidade, impondo a necessidade de organizar os fluxos e processos dentro do Município para aperfeiçoar o acesso das pessoas a todos os serviços oferecidos pela rede. “Teremos, por exemplo, mais dois centros cirúrgicos no Pronto-Socorro Central, o que vai ampliar nossa capacidade, além de procedimentos ambulatoriais que poderemos fazer na Atenção Primária, evitando filas. Vamos organizar as centrais de regulação, integrando cada vez mais as redes de Atenção à Saúde, o que será benéfico para a população, que terá um acesso mais rápido, utilizando a rede municipal de saúde com mais conhecimento e agilidade”, afirma o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.

Por meio de uma equipe multiprofissional, a Regulação Municipal se focará em fazer uma interface com a Atenção Primária à Saúde, que, por meio das Unidades de Saúde da Família (Usafas), é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) em Praia Grande. “A organização dos serviços a partir da Atenção Primária vai melhorar bastante o acesso da população aos serviços, seguindo todos os pilares estabelecidos no SUS para os processos de regulação. Isso vai possibilitar que sejam fornecidas informações precisas que auxiliem na tomada de decisões de forma técnica e justa para a população, otimizando todos os recursos disponíveis”, destaca Suckow.

PS Central – Fundamental nesse processo de reformulação da Regulação Municipal, pois vai contribuir para a ampliação dos atendimentos de Urgência e Emergência de Praia Grande, o Pronto-Socorro Central está em obras avançadas no antigo prédio do Cemas (Centro de Especialidades Médicas Ambulatoriais e Sociais), na Avenida Presidente Kennedy, Bairro Guilhermina.

Segundo o secretário de Saúde Pública, Cleber Suckow Nogueira, a nova unidade permitirá também aumentar os atendimentos de maior complexidade realizados pelo Hospital Irmã Dulce. O PS Central e o hospital trabalharão integrados, com apoio da Regulação Municipal, que terá a missão de aprimorar o fluxo de atendimento dos pacientes, encaminhando-os, quando necessário, do PS Central para o hospital.

“O Pronto-Socorro Central vai desafogar os serviços de pronto-atendimento realizados pelo Hospital Irmã Dulce. A unidade também vai fazer procedimentos cirúrgicos em que a pessoa não precisa ficar muito tempo internada, em no máximo um dia ela recebe alta para casa. Isso vai permitir uma melhor organização do fluxo, deixando o hospital voltado apenas para atendimentos de maior complexidade”, explica Suckow.

Atenção Básica – Para garantir um atendimento de qualidade desde a porta de entrada do SUS, Praia Grande tem investido maciçamente em Saúde Preventiva, onde o foco é a qualidade de vida e a prevenção de doenças. Ao longo dos últimos anos a Cidade deu um salto de qualidade que beneficiou os munícipes: a Cidade conta com 100% de cobertura da população no programa de Saúde da Família. A rede de Atenção Básica próxima da população e focada na prevenção, desafoga a rede de urgência e emergência, uma vez que a população passa a distinguir com mais clareza quando realmente é necessário procurar um pronto-atendimento.

Saúde da Família – O setor de Atenção Básica de Praia Grande dispõe de 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) e nove Academias da Saúde. Somente nos últimos anos, a Cidade ganhou 10 novas Usafas e outras quatro estão previstas para serem construídas. As ótimas condições estruturais propiciam para os pacientes e profissionais confortáveis acomodações e ótima estrutura.

Regulação – O Complexo Regulador de Praia Grande foi criado em 2009 e é responsável por organizar o encaminhamento das consultas, exames, procedimentos e cirurgias eletivas. O setor comanda a criação dos protocolos (normas rígidas de procedimento) e também o funcionamento da lista de espera e das regulações realizadas pela pasta.

E um dos grandes destaques da regulação praia-grandense é o sistema municipal de informação Olostech, que integra, em um único programa, o prontuário eletrônico dos pacientes e os atendimentos do consultório informatizado. O sistema também realiza os agendamentos de consultas, exames e procedimentos, de forma digital e automática, reduzindo tempo e custos.

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Fonte: Prefeitura de Praia Grande


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