Alunos da Universidade Federal do ABC elaboram projeto acadêmico em Praia Grande

Alunos da Universidade Federal do ABC Paulista (UFABC), do curso de Bacharelado em Planejamento Territorial, realizam uma pesquisa acadêmica sobre Praia Grande. Além de aula virtual sobre conhecimentos gerais do Município, os jovens participaram de um estudo de campo monitorado por técnicos da Secretaria de Planejamento (Seplan) da Prefeitura. A Seplan é responsável por fazer a interface com estudantes e representantes de órgãos públicos, fornecendo o suporte e informações oficiais da Cidade relacionadas ao planejamento urbano.

As tratativas da UFABC com a Prefeitura já estão ocorrendo há alguns dias. Na segunda-feira, 13, a Secretaria de Planejamento, Eliana Cristina Jeronimo Ferreira, ministrou uma apresentação para a turma em forma aula online com informações sobre Praia Grande e um diagnóstico de dados do município. A partir daí os alunos se programaram para a visita de campo.

No início da segunda-feira, 20, os jovens participaram de um bate-papo sobre as principais características territoriais da Cidade, demandas de habitação, mobilidade, domicílios de uso ocasional, centros comerciais, áreas verdes, de lazer, orla da praia e equipamentos públicos. Depois, os alunos visitaram diversos pontos da Cidade para analisaram as problemáticas e potencialidades do Município.

As professoras da UFABC, Guadalupe Maria Jungers Abib de Almeida, Rosana Denaldi e Rosana Yamaguti, acompanharam os alunos na visita. Guadalupe agradeceu a receptividade da Prefeitura de Praia Grande, através da Secretaria de Planejamento, que tem apoiado a realização do projeto. “Praia Grande faz parte da disciplina de estudo de caso e os alunos do planejamento territorial vão elaborar proposta de um plano diretor da Cidade. Só temos a agradecer o suporte da Seplan, que tem fornecido informações valiosas para o andamento do estudo. Sem falar do apoio na visita de campo, fundamental para que os alunos tenham acesso a realidade da Cidade e visualizem as questões territoriais e socioambientais”.

Ela completou que o curso da UFABC é o único do Brasil com características de análise de território com todos os componentes de forma interdisciplinar. O projeto que atualmente é realizado em Praia Grande já ocorreu em outras Cidades do Estado, como Bauru, Jundiaí e Atibaia, além de outros municípios litorâneos, que possuem características diferentes e dinâmicas especificas.

O estudante, Mateus Costa Bezerra, estava animado com a experiência do projeto em Praia Grande. “Já tenho algumas ideias do que destacar. Pretendo analisar todos dados da Cidade, conhecer as áreas, entender a dinâmica e, aí sim, partir para as próximas etapas que chegarão na ideia de montar um zoneamento e todas as possibilidades de um plano diretor”.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande


Você pode gostar também de