Prefeitura oportuniza formação técnica sobre Programa Currículo Paulista

Atividade aconteceu no último dia 15, com representantes de 20 unidades de ensino fundamental; Na oportunidade foi apresentado o novo conteúdo do Programa, que traz uma proposta de ensino aprendizagem mais significativa e com ampliação do olhar sob o letramento digital

Com o intuito de promover uma educação reflexiva e mais qualitativa, a Prefeitura de Guarujá oportunizou formação sobre o Programa Currículo Paulista a 28 orientadores, de 20 unidades de ensino fundamental (1º ao 5º ano) da rede municipal. A iniciativa realizada pela Secretaria de Educação (Seduc) aconteceu no último dia 15, na Escola Municipal Myriam Terezinha, no Jardim Boa Esperança. O próximo encontro ocorre nesta terça-feira (22), às 14 horas, na E.M. Franklin Delano Roosevelt, com os orientadores de fundamental II (6º ao 9º ano).

O Programa Currículo Paulista tem como principal objetivo, melhorar a qualidade da Educação Básica no Estado de São Paulo. Trabalha as competências e as habilidades essenciais para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes considerando sua formação integral na perspectiva do desenvolvimento humano.

Durante a formação, os orientadores puderam conhecer um pouco mais acerca do material do Programa, denominado “Currículo em Ação”, e que visa estimular a prática pedagógica tornando-a cada vez mais lúdica, colaborativa, interessante, tecnológica, significativa e organizada.

A apresentação do conteúdo à rede municipal se fez necessária tendo em vista que o Currículo em Ação foi reformulado trazendo agora uma proposta integrada para o ciclo de alfabetização, com destaque para tecnologia e inovação a todos os anos de escolaridade. 

Na atividade do dia 15, os orientadores passaram por uma dinâmica de sensibilização vivenciando na prática as habilidades essenciais, ampliando assim o repertório dos seus saberes,  inclusive no aspecto tecnológico. A Seduc também oportunizou a eles, informações técnicas sobre a aplicação de avaliações diagnósticas propondo reflexões acerca das metas de aprendizagem para cada ano de escolaridade com foco na alfabetização no tempo certo e na recuperação das aprendizagens. Os encontros de formação ocorrerão mensalmente – com reflexões, fundamentação teórica e oficina pedagógica – a fim de multiplicar as orientações entre os professores.

“Essa formação vai impactar no ensino municipal, ao passo que tem uma proposta focada na metodologia ativa, integradora e inovadora que a Prefeitura abraçou, e que vem ao encontro das reais necessidades dos alunos. Certamente vai contribuir para o aprimoramento do processo ensino aprendizagem propiciando aos nossos professores e técnicos das equipes momentos de reflexão para uma rotina escolar ainda mais de qualidade”, comenta a coordenadora de ensino fundamental da Seduc.


Fonte: Prefeitura de Bertioga


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