Prefeitura inicia processo para urbanizar e regularizar moradias no Complexo Cachoeira

Fase 1 da ação começa em 6 de maio nos núcleos Cachoeira Plana, Vila da Noite e Santa Clara. Juntos, esses núcleos abrigam, aproximadamente, 4 mil domicílios, ocupados por famílias que estão no local há mais de 30 anos

Visando promover o ordenamento urbano em núcleos habitacionais no Município, a Prefeitura de Guarujá inicia, a partir de 6 de maio, a primeira fase dos trabalhos de campo correspondentes ao levantamento socioeconômico habitacional do Complexo Cachoeira. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) tem como meta fomentar a busca de recursos para urbanizar e regularizar as moradias dos núcleos Cachoeira Plana, Vila da Noite e Santa Clara, que compõem o complexo.

Juntos, esses núcleos abrigam, aproximadamente, 4 mil domicílios, ocupados por famílias que estão no local há mais de 30 anos. A primeira atividade será o treinamento da equipe de campo (pesquisadores) e posteriormente o início da mobilização e arrolamento e selagem dos imóveis, trabalho que será realizado em quatro fases, até o final de agosto.

Em maio tem início a fase 1, com aplicação de cadastro e retorno de pesquisa de campo, digitação e organização de fichas e documentos e sistematização das atividades realizadas no mês.

O trabalho consiste no levantamento do número de famílias que mora no Complexo Cachoeira e as condições das casas. A finalidade é elaborar uma proposta para melhorar e garantir a qualidade de moradia para todos na referida área. A High Tech Consultants Ltda., empresa contratada pela Prefeitura, será a responsável pelo trabalho de campo no local

Uma equipe de selagem – atividade feita em campo, que estabelece o número de imóveis existentes, irá identificar as casas; e outra, de pesquisadores, trabalhará no complexo, visitando cada moradia selada para atualizar os  dados das famílias. O responsável ou alguém da família, que seja maior de 16 anos, precisará estar na residência para responder a pesquisa. Não será necessário entrar na casa para fazer a selagem e o cadastro.

Durante a ação, serão solicitadas cópias (xerox) dos documentos pessoais como RG, CPF, certidão de casamento (se casados), certidão de casamento com averbação do divórcio (se divorciado) e certidão de casamento com a averbação do óbito ou certidão de casamento e óbito (se viúvo ou viúva).

Os dados devem ser fornecidos somente para pessoas devidamente identificadas por crachás. As atividades serão feitas por equipes técnicas compostas por arquitetos, engenheiros, pesquisadores e assistentes sociais.

As informações levantadas, por meio da topografia e cadastro social, fornecerão elementos para um diagnóstico que indique medidas e ações que garantam a urbanização do Complexo Cachoeira, como drenagem, pavimentação, abastecimento de água, esgotamento sanitário e energia elétrica, além da regularização fundiária, que possibilitará aos moradores obter a propriedade jurídica de seu lote, consolidada pelo registro no Cartório de Imóveis.


Fonte: Prefeitura de Bertioga


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