Prefeitura de Guarujá recebe certificado de resiliência da ONU

Título é concedido às cidades que implementaram esforços para a gestão de risco e desastres. Foram avaliados os indicadores de 2019, ano no qual a Cidade inseriu-se na faixa de 70 pontos ou mais

A Prefeitura de Guarujá vai receber o “Certificado de Resiliência”, do “Programa Município Resiliente”, coordenado pela Defesa Civil do Estado. A iniciativa avalia o trabalho da Administração Municipal na gestão de risco e desastres. O prefeito de Guarujá, recebe o título no próximo dia 16, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Na ocasião, será celebrado o 46º aniversário da Defesa Civil do Estado.

Guarujá está inscrito no Programa desde 2013. Foram avaliados os indicadores de 2019, no qual Município inseriu-se na faixa de 70 pontos ou mais. Para receber o título são levados em conta as ações e índices de Efetividade da Gestão Municipal (ieg-m), do Tribunal de Contas do Estado, do Programa Município Verde Azul (PMVA), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, e da Campanha Construindo Cidades Resilientes (MCR2030), da ONU.

Investimentos

Nos últimos anos, Guarujá tem investido em equipamentos, capacitação técnica e implementado ações para prevenção a riscos e desastres, o trabalho envolve diversos setores.

Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Defesa Civil foram realizadas diversas ações, como: monitoramento climático, uso da plataforma de coleta de dados geotécnica, palestras ministradas nas escolas públicas e particulares; rede pluviométrica automática extensa que abrange todo Município (a qual permite a análise da umidade do solo); sensor de raio fornecido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com uma cobertura extensa e relatório de ações da Defesa Civil.

Além da contratação de agentes e geólogos para a Defesa Civil de Guarujá, capacitação profissional, bem como, projetos para a redução de riscos naturais e tecnológicos.

Construindo Cidades Resilientes

A adesão à campanha “Construindo Cidades Resilientes” foi iniciada em 2013, por meio de uma ação mundial da ONU. Os municípios de todo o mundo foram convidados a aderir a campanha, apresentando ações e compromissos do poder público municipal, além do comprometimento com os 10 passos fundamentais para a construção da resiliência.

No ano seguinte, foi realizada a segunda etapa do programa, a qual foi denominada como um relatório local de “Progresso na implantação do Marco de Ação de Hyogo e dos 10 passos essenciais para tornar as cidades mais resilientes”. Após essa etapa, houve uma reavaliação dos municípios e Guarujá foi inserido na fase 2015-2030.

As prioridades desta etapa (2015-2030), são: 1- Compreender o risco de desastres; 2-Fortalecer a governança de risco de desastres para gerenciar esses riscos; 3 – Investir na redução de risco de desastre para a resiliência;4 – Aumentar a preparação para casos de desastres, a fim de dar uma resposta eficaz e para reestruturar as áreas, por meio de recuperação, reabilitação e reconstrução.


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de