Prefeito debate inovação e expansão portuária na margem esquerda

Seminário debateu tecnologia e inovação na relação Porto-Cidade

O prefeito de Guarujá, debateu inovação, expansão portuária na margem esquerda, inclusão social e meio ambiente no evento “Inova Portos”, realizado na terça-feira (24), pela Autoridade Portuária, no Blue Med Convention Center, em Santos. O chefe do Executivo participou do primeiro painel do dia, que teve como tema: “Como a Inovação Pode Fomentar a Relação Porto-Cidades?”.

O chefe do Executivo guarujaense participou ao lado do diretor-presidente da Autoridade Portuária, Anderson Pomini; do diretor de gestão portuária do Ministério de Portos, Luciano Bragagnolo; do prefeito de Santos, Rogério Santos; do secretário de Comércio, Indústria e Negócios Portuários, Guilherme Rivero Guzzi; do diretor de Operações da Autoridade Portuária, Pádua Andrade.

Anderson Pomini relatou que, tecnologia e inovação são temas muito debatidos pela Autoridade Portuária. “Em especial, sustentabilidade e tecnologia, áreas que o Porto deve ser referência, com o desafio de implementar o que há de mais moderno no mundo. Por isso, precisamos investir em parceria com as prefeituras, universidades e centros de pesquisa”, destacou Pomini.

O representante do Ministério falou que a inovação e tecnologia são preocupações do Governo Federal. “No campo da inovação, temos conversado com agências, feito parcerias com associações estrangeiras. Há ainda outras iniciativas, que visam fomentar a inovação impactando positivamente na relação Porto-Cidade”, contou Bragagnolo.

Guarujá e a Relação Porto-Cidade

Durante o painel, o prefeito abordou a estrutura portuária de Guarujá, na margem esquerda do Porto está apta a novos investimentos. “São quatro milhões de metros quadrados, com grande potencial de expansão portuária”. Além disso, o prefeito de Guarujá destacou que o desenvolvimento precisa estar atrelado às questões sociais, e lembrou do trabalho habitacional executado pela Prefeitura desde 2017, a partir da remoção de famílias de áreas de palafitas situadas na região retroportuária. “Nosso principal objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas, sem deixar de lado a questão ambiental, que todo o impacto do desenvolvimento traz”.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de