Guarujá passa dos 30 mil MEIs e segue com rede de apoio para quem sonha empreender

Além de orientação, são oferecidos ainda capacitação, formalização e acesso ao crédito por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário

Endereço novo e equipamentos mais modernos farão parte da nova rotina da design de sobrancelha Tatiane Cristina Rufino Santos, de 33 anos. Por meio do Banco do Povo, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário  de Guarujá (Sedep), ela garantiu um empréstimo no valor de R$ 6,5 mil para ajudar na retomada profissional pós-pandemia. “Compensa muito, pois os juros são muito baixos. A equipe me deu todo o suporte e saiu o valor em menos de um mês”.

Ela é um dos mais de 30 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) em Guarujá atualmente. O número mais do que dobrou nos últimos cinco anos na Cidade. Entre 2008, ano de criação do programa, e 2017, eram apenas 13 mil MEIs.

Para o titular da Sedep, a Administração Municipal tem a importante missão de oferecer uma rede de apoio para quem está desempregado ou tenta uma nova jornada profissional. E, justamente por isso, toda a equipe é empenhada em oferecer o atendimento necessário para ajudar principalmente os pequenos empreendedores.

“Neste momento, a opção de ser MEI é um resguardo e nós entendemos essa realidade. Por isso, oferecemos diversos serviços gratuitos para apoiar cada uma dessas pessoas por meio de capacitação, atendimento, orientação, formalização e acesso ao crédito”, explica.

Para o prefeito, a grande meta é fazer do empreendedorismo uma questão de política pública. “É necessário termos ações permanentes com apoio aos microempresários, e isso é oferecido em Guarujá”.

Há seis meses, Vanessa Valéria Bandim Silva, de 36 anos, saiu do emprego para empreender em uma loja física de moda feminina no Morrinhos 2. E foi na Sedep que ela encontrou cursos de qualificação e o suporte para fazer isso da melhor maneira. “Não tem sido fácil, mas era algo que eu queria muito. Eu já atuava com o universo da mulher com uma microfranquia de cosméticos”.

Na Sedep, que fica na Avenida Leomil, 630, no Centro, é possível ter acesso a diversos serviços num mesmo endereço. São oferecidos atendimento, orientação e acompanhamento dos pedidos de inscrição municipal por meio da Sala do Empreendedor. A unidade do Sebrae Aqui Guarujá também permite o acesso à formalização, regularização, baixas, consultoria e encaminhamento para cursos e oficinas de capacitação. O local ainda dá acesso ao Banco do Povo Paulista, programa de microcrédito para pequenos empreendedores.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato ainda pelo WhatsApp da secretaria: (13) 3040-7432. O atendimento é das 10h às 16h.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de