Estado pede ajuda com Plano de Ação Climática e Guarujá mostra que tem feito a lição de casa

O subsecretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Eduardo Trani participou do evento no Casa Grande Hotel; Município apresentou este ano projeto pioneiro em todo o Brasil

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o subsecretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Eduardo Trani, esteve em Guarujá para convocar os municípios paulistas a se engajarem para montar um plano de ação climática eficaz. Ele foi um dos destaques do Painel Sustentabilidade e Meio Ambiente, que faz parte da programação do 5º Conexidades – Encontro Nacional de Parceiros Públicos e Privados realizado no Casa Grande Hotel Resort e Spa, em Guarujá.

Com o tema O Brasil que a Nação Deseja, ele abordou campanhas como a Race to Zero (Corrida ao Zero) e Race to Resilience (Corrida à Resiliência), a fim de alcançar emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050.

“Devemos pensar, contando com a ajuda dos municípios, em como diminuir as emissões que vêm por meio de energia, transporte, indústria, agricultura, entre outros. Qual será o plano pactuado com os setores da economia?”, questionou Trani.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Guarujá, a Cidade tem feito a sua parte. O Município é referência nacional com o projeto Nossos Mares, cujo objetivo é remover o lixo dos mares. A ação pioneira em todo o País foi apresentada em Recife, em fevereiro deste ano.

“Já foram retiradas mais de 20 toneladas de lixo das zonas costeiras de Guarujá, Santos e Bertioga entre 2019 e 2021. Hoje, 150 pescadores artesanais do bairro Perequê são remunerados de acordo com a quantidade de lixo retirada do mar”, explica o secretário municipal.

Atualmente, a Cidade busca recursos com o Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) para ampliar o projeto para outras comunidades pesqueiras. “Guarujá tem investido em políticas públicas e pesquisas para o enfrentamento dos problemas relativos às mudanças climáticas, conforme dito pelo secretário estadual. Vamos agendar uma nova reunião com ele com o objetivo de levar nossos projetos em andamento”, diz o titular da pasta de Meio Ambiente de Guarujá.

Diálogo

A importância de uma parceria sólida e focada no combate às fake news foi o ponto principal do discurso feito pelo subprocurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, José Carlos Cosenzo, em painel sobre o Diálogo Institucional: Ministério Público e o Gestor Municipal. “Temos de iniciar esse processo antes de acontecer um momento de crise que se faça necessário o diálogo. É necessário um debate frequente, uma conversa diária, para que se construa uma parceria insolúvel”.

Destacando o momento atual de turbulência mundial por conta do enfrentamento da pandemia de covid-19o procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado de São PauloThiago Pinheiro de Lima, também ressaltou a importância do diálogo. “Temos de trabalhar para ser uma nação plural, democrática e que dialoga”.

Visite Guarujá

A Pérola do Atlântico está com dois estandes no evento para divulgação das belezas naturais, pontos turísticos e demais potencialidades do Município. A escolha de Guarujá para receber o 5º Conexidades se deu durante a realização do evento em Olímpia, no ano passado. A realização é da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), em parceria com a Associação Paulista de Municípios, da União dos Vereadores do Brasil, Associação de Desenvolvimento dos Municípios do Estado de São Paulo, Tribunal de Contas do Estado e apoiadores.

Serviço – A programação completa do Conexidades e mais informações estão no site www.conexidades.com.br.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de