Encontro de Beach Tennis Feminino bate recorde mundial de participantes

Evento reuniu centenas de participantes e o segmento de hotelaria

A 8ª edição do Encontro das 101 Mulheres de Beach Tennis, realizada entre sexta-feira (11) e domingo (13), na Praia da Enseada, reuniu 544 participantes de várias partes do País. O evento bateu o recorde mundial de participação e contou com o apoio da Prefeitura de Guarujá, sob coordenação da Secretaria de Esporte e Lazer (Sel). A iniciativa foi criada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

O torneio recebeu mulheres de vários estados do Brasil, divididas nas categorias A, B, C, iniciantes, 60+ e Pro – esta última, formada por profissionais ranqueadas pela Federação Paulista, Confederação Brasileira, Federação Internacional de Tênis, Federação Internacional de Beach Tennis ou Associação Santista de Beach Tennis. 

A disputa teve início de forma individual e as mais bem pontuadas seguiam formando duplas e passando de fase, até chegar às semifinais e finais da competição. Todas as beach tenistas ganharam camisetas do torneio e brindes dos colaboradores. Já na categoria profissional, a premiação foi em dinheiro.

Como surgiu

A ideia para a formação do projeto em Guarujá surgiu em 2013, quando as amigas e beach tenistas Suelena Totti e Thais Schlobach resolveram organizar um torneio da modalidade, exclusivamente feminino. O intuito era homenagear as mulheres pelo seu dia. De lá pra cá, já se vão oito edições.

Criação da modalidade

O Beach Tennis foi criado em meados de 1987, na província de Ravennana, na Itália. Em 1996, o esporte começou a se profissionalizar. Atualmente, mistura tênis tradicional, vôlei de praia e badminton e suas regras e práticas vêm se modificando ao longo dos anos. Segundo a Internacional Tenis Federacion (ITF) ele é praticado por mais de 500 mil pessoas espalhadas em todos os continentes, independentemente de sexo e idade.

A modalidade chegou ao Brasil em 2008, no estado do Rio de Janeiro. Desde então, o Beach Tennis vem crescendo rapidamente para outras cidades litorâneas brasileiras. Hoje, segundo a ITF, o Brasil é a segunda maior força do mundo neste esporte, atrás apenas da Itália, o país criador da modalidade.

Atualmente, a Confederação Brasileira de Tênis é a entidade que regula o esporte no País. O sucesso do Beach Tennis no Brasil e no mundo se deve pela facilidade com que uma pessoa aprende a jogar e pela diversão que ele proporciona, mesmo para quem nunca praticou. Além disso, é uma excelente opção para quem quer melhorar o condicionamento físico e cuidar da saúde.


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de