Crianças desenvolvem coordenação motora com massa de modelar caseira

Unidade, que fica na Vila Zilda, preparou atividade que resultou em grandes descobertas às crianças

Na primeira infância, as experiências são fundamentais para o desenvolvimento da criança. E isso deve ser estimulado através da curiosidade dos pequenos. Pensando nisso, na última semana, as crianças do Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) Joana Mussa Gaze, na Vila Zilda, em Guarujá, colocaram a “mão na massa”, em uma atividade bem especial. 

Pela primeira vez, elas tiveram o contato com uma massa de modelar caseira (ver preparo abaixo), cuja receita foi preparada na própria Unidade oportunizando assim, experiências inovadoras aos pequenos de apenas 2 anos.

O objetivo da ação é desenvolver a coordenação motora fina, movimento importante para quando chegar a hora de aprender a escrever, a criatividade, socialização, conceitos matemáticos, entre outros. A proposta é também apresentar às crianças a descoberta de novas cores, texturas e sensações, promovendo assim a interação dos pequenos.

A diretora da Unidade, Keith Silva dos Santos, fala sobre a reação das crianças durante a atividade. “Apresentamos os ingredientes, um a um, dissemos que iríamos fazer uma massinha diferente. Todos disputavam um espaço ao redor da bacia. Alguns deles logo reconheceram a farinha. Conforme os ingredientes eram adicionados e a textura mudava, as crianças ficavam surpresas”.

Receita massa de modelar caseira:

Ingredientes

2 copos de farinha de trigo

½ copo de sal

1 copo de água

1 colher de sopa de óleo

Corante comestível (anilina) tinta guache ou suco em pó para colorir

Modo de Preparo: Misture tudo até formar uma massa


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de