Autistas são empregados pelo Banco de Currículos PCD

Projeto foi criado há quatro anos e tem como objetivo cadastrar e encaminhar pessoas com deficiência para empresas da região, com base na lei de cotas para contratação

Arthur da Silva Santana, de 30 anos, e Rafael Rodrigues, de 41 anos, conseguiram uma colocação no mercado de trabalho a partir do Banco de Currículos PCD da Prefeitura de Guarujá. Ambos possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA) e fizeram da deficiência não o fim, mas uma porta aberta para oportunidades.

O projeto foi criado há quatro anos e tem como objetivo cadastrar e encaminhar pessoas com deficiência para empresas da região, com base na lei de cotas para contratação. A iniciativa é organizada pela Secretaria Municipal de Comunicação e Relações Sociais (Seres).

“Já estava desempregado há um ano, tinha entregado currículos e esperava por uma oportunidade. No começo fiquei preocupado se iria dar certo, mas tudo correu bem e estou gostando muito”, afirmou Arthur da Silva Santana, que trabalha há quatro meses de ajudante geral.

Para a psicóloga e gestora de Recursos Humanos, Carmen Silvia Fernandes Gomes, as gestões têm que ter um olhar apurado a fim de perceber onde as pessoas com deficiência podem se adequar.

Segundo a Lei nº 8.213/91, que dispõe da contratação de pessoas com deficiência: empresas que possuem mais de 100 empregados devem reservar de 2 a 5% das vagas para PCD, de acordo com número total de funcionários.

Quem também está traçando uma nova trajetória profissional é Rafael Rodrigues, de 41 anos. Ele está trabalhando como repositor em um supermercado no distrito de Vicente de Carvalho. “Tenho vivido experiências novas e aprendido muito”, afirmou.

Para se inscrever no Banco de Currículos é preciso ser maior de 18 anos e enviar currículo atualizado para o email: adm.seres.pmg@gmail.com. Mesmo aqueles que não possuem qualificação serão encaminhados para cursos profissionalizantes. As empresas interessadas também podem entrar em contato pelo e-mail ou telefone: (13) 3308-7432.


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de