Através de livros paradidáticos, Prefeitura leva informação e orientação aos professores da rede municipal

Iniciativa envolve os docentes que lecionam para estudantes de 8º e 9º de Ensino Fundamental da rede municipal

A gravidez na adolescência é um assunto que também pode ser tratado na escola. Com base nisso, a Prefeitura de Guarujá desenvolveu rodas de conversas com professores, no sentido de orientá-los, já que eles atuam com estudantes de 8º e 9º ano de Ensino Fundamental. A iniciativa é da Secretaria de Educação (Seduc) e acontece em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesau).

Para desenvolver todo esse trabalho de orientação, a Seduc adquiriu livros paradidáticos com o tema: “Gravidez na Adolescência: O que fazer?”. O material foi adquirido pela secretaria para fomentar o apoio nas campanhas educacionais a serem desenvolvidas durante o ano letivo corrente. Cada kit é composto por três livros, sendo um destinado ao aluno, outro ao professor e o terceiro, à família do estudante.

O livro reúne informações que vão desde os métodos contraceptivos, até as principais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além de discorrer acerca das transformações no corpo, entre outros aspectos. Com a iniciativa, a Prefeitura atingirá, ao longo do ano, um total de 3.739 estudantes adolescentes, representando 12 escolas municipais que possuem 8º e 9º anos. Em uma nova etapa, os pais e responsáveis serão envolvidos na atividade.  

Na Escola Municipal Gladston Jafet (Vila Lígia), por exemplo, 12 professores participaram de roda de conversa no último dia 3. A ação foi conduzida pelas enfermeiras da Unidade de Saúde da Família (Usafa) do Jardim dos Pássaros, Patrícia Vasconcellos e Josenilda dos Santos. A escola, que conta com 180 alunos (8º e 9º anos), recebeu as profissionais de Saúde, que levaram conteúdos como as transformações na adolescência, puberdade e demais temas pertinentes.

“O objetivo é apresentar o livro abordando o assunto de maneira bem didática. Professores, adolescentes, pais, todos precisam de informação técnica, mas de qualidade. Por isso, estamos aqui pra mostrar também que existe uma rede de apoio na rede municipal de Saúde”, conta Josenilda.

De acordo com a secretária de Educação de Guarujá, o principal objetivo da Prefeitura é de tirar dúvidas que possam acontecer no ambiente escolar. “É necessário preparar nossos professores, de como tratar este tema em sala de aula, ampliando assim a conscientização entre os estudantes. É uma iniciativa importante e que precisa envolver pais, família e toda comunidade escolar”.  

Com o tema, a Secretaria de Educação também atende a diretrizes como, por exemplo, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência, entre outras ações.  


Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de