Atletas de Guarujá conquistam títulos no mundial de parasurfe profissional nos EUA parasurfista

Malú Mendes é atleta do Promifae, gerido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer 

Os atletas de parasurfe de Guarujá, Malú Mendes, Mike Richards e Alcino Pirata, sagraram-se campeões mundiais da 2ª etapa US Open Adaptive Surfing Championships de Surf Adaptado profissional. A competição foi organizada pela Adaptive Association Surfing Professional (AASP) e ocorreu entre os últimos dias 8 e 11, no Oceanside Pier, nos Estados Unidos.

Em 2021, Malú Mendes, que reside e defende Guarujá por meio do Programa Municipal de Incentivo Fiscal ao Esporte (Promifae), gerido pela Secretaria de Esporte e Lazer (Sel) da Prefeitura de Guarujá, foi campeã em sua categoria. Porém, a competição ainda não era profissional. 

Este é o primeiro campeonato mundial de surf adaptado profissional. Os anteriores, realizados pela Associação Internacional de Surf (ISA), eram nas categorias amadoras. Malú é a primeira brasileira a faturar esse título. Na primeira etapa, ela foi vice-campeã. 

Já os parasurfistas Mike Richards e Alcino Pirata, ambos guarujaenses, mas, residindo nos Estados Unidos, sagraram-se campeões das duas etapas e caminham para a conquista do título mundial. Isso ocorrendo, será o primeiro na categoria profissional. Alcino Pirata é tricampeão e Mike bicampeão de parasurfe, nos campeonatos organizados pela ISA. 

1º Campeonato Brasileiro de Surfe Adaptado

Malú e Pirata seguem nesta quarta-feira (14) para o estado de Pernambuco, onde participam do 1º Campeonato Brasileiro de Surfe Adaptado, realizado pela Confederação Brasileira de Surfe (CBSurfe) na Praia de Maracaípe. Outro guarujaense que participará na competição é o parasurfista Miguel Flávio, residente na Prainha Branca e vice-campeão mundial na Califórnia em 2021. 

O secretário municipal de Esporte e Lazer exaltou a importância do surfe adaptado de Guarujá no cenário mundial. “A performance dos nossos atletas é impressionante. Não tinha dúvida que a Malú, o Mike e o Pirata iriam brilhar na etapa. Por ser a primeira competição profissional da modalidade, ficarão marcados na história do surfe adaptado. Só temos a agradecê-los. Espero que os três tenham sucesso no Campeonato Brasileiro em Pernambuco”, destacou.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Prefeitura de Bertioga


Você pode gostar também de