Reclamações financeiras e de internet dominam balanço de abril do Procon de Caraguatatuba
O ranking do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba totalizou 807 procedimentos formalizados dos 1.504 atendimentos feitos entre os dias 1º e 30 de abril. Desse montante, 697 registros foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos.
O relatório de abril foi dominado por problemas com envio de produtos sem solicitação do consumidor e cobranças indevidas (financeiros), além da má prestação de serviços de operadoras de internet fixa (serviços).
Em abril, o Procon formalizou 239 consultas simples; cinco atendimentos preliminares; 272 cartas de informações preliminares (CIPs) emitidas e desse montante, 42 finalizadas com acordos e 28 encerradas, canceladas ou tiveram consulta concluída; 94 reclamações foram abertas com o retorno da CIP e três abertas sem o retorno da CIP; uma finalizada como atendida e três sem atendimento; 92 reclamações tiveram consulta fornecida ou foram encerradas; 17 atendimentos extra Procon (enviados para outros órgãos); e 11 cadastros de Nota Fiscal Paulista.
O fornecedor deixou de comparecer em 29 das 120 audiências de conciliação marcadas em abril.
Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros. A queixa também pode ser feita via online pelo aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS) ou no site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 13 funcionários.
O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3885-2350, e-mail procon@caraguatatuba.sp.gov.br, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.
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Balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba de 2024 |
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Meses |
Atendimentos Formalizados | Atendimentos realizados | Assuntos mais reclamados | Audiências agendadas |
Audiências sem o fornecedor |
Janeiro |
707 | 1.505 | Financeiros
e internet fixa |
69 |
18 |
Fevereiro |
592 | 1.210 | Financeiros
e internet fixa |
110 |
36 |
Março |
785 | 1.149 | Financeiros
e internet fixa |
78 |
02 |
Abril |
807 |
1504 | Financeiros
e internet fixa |
120 |
29 |
Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba