Bebida deixa os dentes mais amarelos que café e vinho, alertam especialistas

Dois dos principais vilões da estética dentária, o vinho e café são frequentemente apontados como os grandes responsáveis por amarelar os dentes a longo prazo. Existe, no entanto, um terceiro elemento ainda mais nocivo e pouco falado, revelam os especialistas: o chá.

Assim como o vinho, o chá possui alta concentração de taninos, que são um grupo de compostos amargos e adstringentes. A quantidade de taninos varia de acordo com o chá, mas opções como o chá preto e o oolong possuem a maior quantidade da substância, enquanto o chá verde tem uma quantidade muito menor.

Nada está perdido, no entanto. Para minimizar esse efeito, basta adicionar um pouco de leite ao chá, que já vai provocar efeito clareador do chá. Outra estratégia é tomar o chá com um canudo para reduzir o contato entre os dentes e o líquido. Além disso, claro, é importante beber água e escovar os dentes após tomar o chá para evitar manchas.

Apesar desse efeito negativo, a maioria das infusões tem múltiplos benefícios para a saúde, por isso não vale a pena  continuar investindo nelas.

O chá preto, por exemplo, ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas, o diabetes tipo 2 e a doença de Parkinson. Além disso, os chás com cafeína são frequentemente associada à redução da inflamação e são considerados bons para a saúde do cérebro.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: TBN


Você pode gostar também de