Secretária executiva do Foro de SP integrará transição de Lula

Uma das figuras escolhidas para participar do grupo de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é a secretária executiva do Foro de São Paulo, Mônica Valente. O nome dela foi oficializado pelo coordenador da equipe, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), nesta quarta-feira (16). Mônica fará parte do grupo que tratará das relações exteriores.

Além de fazer parte do Foro de São Paulo, Mônica também é secretária de Relações Internacionais do PT. Junto a ela no grupo de relações exteriores estará outro secretário petista, Romênio Pereira, que foi o responsável pela nota divulgada pelo PT em novembro do ano passado na qual foi saudada a eleição fraudulenta do ditador Daniel Ortega na Nicarágua.

O QUE É O FORO DE SÃO PAULO
Criado na década de 90, o Foro de São Paulo é um grupo que reúne partidos e organizações de esquerda, e no qual são discutidos temas comuns a esse espectro ideológico. A criação do foro aconteceu a partir de uma conversa entre o líder cubano da época, Fidel Castro, e agora presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

O movimento teve como ponto de partida um seminário internacional que discutiu a crise do socialismo após a queda do Muro de Berlim, em 1989. Como o primeiro encontro aconteceu na cidade de São Paulo, o grupo acabou ganhando o nome da capital paulista.

Entre os principais membros estão o Partido Comunista de Cuba, o Partido dos Trabalhadores no Brasil, o Partido Socialista Unido da Venezuela e o Partido Socialista do Chile. Aqui no país, além do PT, partidos como o PDT, PCdoB e PCB também integram o grupo, que tem como pautas centrais a oposição ao neoliberalismo e ao imperialismo e o fortalecimento das lutas sindicais.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de