Moraes em Roma: Toffoli manda excluir diálogos de advogado

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (20) que as transcrições de diálogos entre o advogado Ralph Tórtima Filho e seu cliente, o empresário Roberto Mantovani Filho, sejam excluídas do processo que investiga a suposta agressão de Mantovani ao filho do ministro Alexandre de Moraes no Aeroporto de Roma, em julho de 2023.

A reprodução de conversas por WhatsApp entre Tórtima e Mantovani aparece no relatório da Polícia Federal que encerrou o inquérito com a conclusão de que o empresário cometeu o crime de “injúria real” por ter agredido o filho de Moraes com um tapa.

A decisão do ministro atende a pedidos da própria defesa de Mantovani, que alegou “proteção de sigilo” entre advogado e cliente, e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que acusou “violação de prerrogativas” do advogado. Toffoli decretou sigilo provisório dos autos até que as medidas sejam cumpridas.

– É assente na jurisprudência desta Suprema Corte a inviolabilidade do sigilo entre o advogado e seu cliente, salvo quando revelarem indícios de prática criminosa, o que não se constata nos autos – afirmou Toffoli.

O ministro acrescentou que “as comunicações travadas entre o advogado e seu cliente, ora investigado, encontram-se no âmbito do exercício do direito de defesa”.

*AE

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de