Lula ironiza reação do mercado à sua declaração sobre corte de gastos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ironizou na última quarta-feira, 26, a reação do mercado financeiro depois de sua entrevista ao portal UOL. Ele perguntou sobre a real necessidade de cortar gastos para atingir o equilíbrio fiscal. O petista comentou que o mercado “deve ter gostado” de suas declarações.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

“Por que teve reação [do mercado financeiro]? Não teve reação, deve ter gostado. Mas quem votava em mim pode continuar votando”, afirmou o presidente a jornalistas em frente ao Palácio do Planalto.

Reação do mercado financeiro

As declarações de Lula sobre corte de gastos provocaram uma reação quase imediata no mercado. Com isso, o dólar chegou a registrar uma alta de 1,16%. A moeda norte-americana fechou a R$ 5,518. Esse é o maior valor nominal desde 18 de janeiro de 2022.

Durante entrevista ao portal UOL, na manhã desta quarta-feira, 26, o presidente expressou dúvidas sobre a necessidade de realizar cortes de gastos para melhorar o equilíbrio fiscal do governo. Ele afirmou que é preciso analisar se a questão pode ser resolvida apenas com um aumento na arrecadação.

“O problema não é que tem que cortar; problema é saber se precisa efetivamente cortar ou se precisa aumentar a arrecadação”, afirmou Lula. “Temos que fazer essa discussão”, sugeriu.

Lula também descartou a possibilidade de desvincular o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é concedido a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, do valor do salário mínimo. Essa medida está sendo discutida pelo seu governo.

Avaliação de gastos pelo governo

O presidente adicionou o fato de que seu governo está analisando se há “gasto exagerado”, mas destacou que essa avaliação está sendo feita “sem levar em conta nervosismos do mercado”.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de