Juiz que vai julgar Moro deve ser nomeado por Lula após o carnaval

Já escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o advogado José Rodrigo Sade deve ser nomeado oficialmente logo após o fim do carnaval para assumir a vaga no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) que completará a composição responsável por julgar as ações que pedem a cassação do senador Sergio Moro (União Brasil).

Moro responde a duas ações, movidas pelo PL e pelo PT, sob acusações de abuso de poder econômico que teriam sido cometidas ainda no período de pré-campanha, quando ele cogitava ser candidato a presidente da República, em 2022. Na justificativa das siglas, os gastos de pré-campanha destinados ao Planalto seriam “desproporcionais” e “suprimiram as chances dos demais concorrentes” ao Senado no Paraná.

O julgamento das ações contra o senador estava marcado para dia 8 de fevereiro, mas o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), suspendeu a análise por considerar que não havia tempo hábil para completar a nomeação do novo desembargador.

Para que Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aije’s), como as que foram abertas contra Moro, sejam julgadas, o TRE precisa ter em Plenário todos os sete juízes que o compõem. José Rodrigo Sade era substituto na Corte e, assim que for nomeado por Lula, completará o grupo de titulares do Tribunal. Somente após a posse de Sade é que a sessão que julgará o senador poderá ser marcada.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de