‘Quem culpa o presidente pela alta na inflação está míope’, afirma Constantino

Alan Santos/PR – 27/05/2022Jair BolsonaroPara 42% da população, o presidente Jair Bolsonaro é o principal culpado pela alta na inflação brasileira

Um levantamento realizado pelo grupo XP/Ipespe e divulgado nesta sexta-feira, 27, informa que 42% da população brasileira responsabilizam o presidente Jair Bolsonaro (PL) pela alta na inflação e 18% atrelam a responsabilidade pelo aumento nos preços aos governadores. Outros 16% acreditam que a pandemia foi a principal influência para que a inflação subisse no país e 9% dos brasileiros consideram que a guerra na Ucrânia provocou a elevação dos índices inflacionários. Atualmente, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) contabilizou uma alta de 0,59% em maio e registra crescimento de 12,2% em 12 meses. Na última quinta, Bolsonaro falou sobre o tema e alegou que, pior que uma alta nos preços, é o risco de um desabastecimento geral no país.

Durante sua participação no programa 3 em 1, da Jovem Pan, o comentarista Rodrigo Constantino afirmou que vê sentido em culpar o presidente da República pela alta na inflação, já que outros países também registraram um descontrole inflacionário após as medidas econômicas que visaram mitigar os impactos da pandemia.  “Se a culpa da inflação no Brasil é culpa do presidente Bolsonaro, que não defendeu lockdown durante a pandemia, de quem é a culpa da inflação recorde em quarenta anos nos Estados Unidos? De quem é a culpa da inflação recorde em trinta anos em vários países da Europa? Quem é responsável pela inflação de 70% da Argentina, bem ao lado? Não é coerente isso”, afirmou. O analista também argumentou que quem culpa Bolsonaro está “míope”, “cego do ponto de vista ideológico” e “ignorante em relação a economia”.

Confira o programa desta sexta-feira, 27:

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Jovem Pan


Você pode gostar também de