Fatos sobre o perfil “Wakanda Gossip” que a internet ainda não sabia

Com uma proposta necessária e inovadora, o perfil @wakandagossip surgiu para ocupar um espaço que precisava ser preenchido na internet, trazendo representatividade, holofote para influenciadores pretos e fofoca de QUALIDADE!

Muito além de um replicador de manchetes, o perfil tem conteúdo para todos os gostos: fofoca completa, fofoca resumida e até DESENTERRANDO FOFOCA. Vem conferir!

O rosto por trás do projeto

Dalila Ângelo

Quem deu início a página foi a historiadora Dalila Angelo, de 38 anos. Ela nasceu em volta Redonda, Rio de Janeiro.

Como começou

Wakanda Gossip

O início do perfil começou no auge da pandemia, quando Dalila viu uma falta de representatividade preta nos conteúdos das diversas páginas do nicho:

“Eu na época mesclava o meu trabalho (concursada) com uns freelas de assessoria de influenciadoras pretas. Elas eram influentes e relevantes, com anos na internet e bastante engajamento, mas nunca apareciam nas páginas majoritariamente brancas. Nas quais todos conhecem. Pra sair nessas páginas, você precisava ser pique Camilla de Lucas ou caso entrasse em uma grande polêmica envolvendo violência ou racismo.” disse.

Dalila também conta que observou que as páginas pretas com relevância que existiam no Brasil até então, postavam apenas sobre a excelência preta/parda, mas que faltava algo de entretenimento, de fofoca preta. Ela revelou que sempre quando tentava entrar em contato com os perfis famosos pra soltar algo das influenciadoras com quem ela trabalhava, tinha que ser pago… então foi aí que a necessidade de representatividade apareceu:

Dalila Ângelo

“Falar de um jeitinho leve, irônico. Pra relaxar, mandar pros amigos no ‘WhatsApp’… e trazer as fotos de gente preta nos eventos, porque os outros perfis não postavam (e ainda não postam). Só rolar o feed e procurar: quantas pessoas pretas foram postadas?” 

Wakanda Gossip FOREVER!

Tenor

O nome do perfil e inspirações vieram de várias referências:

“Wakanda porque é coisa de preto e ‘Gossip’, porque é fofoca. Algo pra se entreter, mas não se trata de FOFOCA o tempo todo.”, disse Dalila.

Ela ainda afirmou que o formato do “Wakanda Gossip” é baseado nos perfis pretos “da gringa”, principalmente dos Estados Unidos, onde o uso mais informal e irônico pra postar é comumente mais utilizado.

“Inicialmente foi difícil pras pessoas entenderem esse formato, mas aos poucos foram se acostumando. Como eu disse antes, aqui as páginas pretas estavam acostumada com a excelência preta, algo mais revista ‘Marie Clair’, e eu sou a ‘Tititi’.”

Fofoca Resumida!

Um dos grandes acertos da página é o quadro “Fofoca Resumida”, que trás as notícias de maneira simples e resumida:

“Foi feito pensando nas tias do sofá. Por que elas amam a Sônia Abraão? Porque ela faz um resumão de toda a fofoca, acontecimentos… e nem todo mundo tem tempo de voltar 38 post para entender.”, contou Dalila.

Pois já quero todas as fofocas resumidas na minha mesa, PRA ONTEM!

DF, Desenterrando Fofoca

Tenor

O desenterrando fofoca foi criado por acaso e acabou sendo um dos quadros mais engajados da página. Como eu dividia meu tempo entre dar aulas e o perfil, eu precisava deixar um conteúdo pronto para ficar disponível no perfil.

“Ai eu decidi contar uma fofoca antiga sobre a cunhada do Michael Jackson, que casou com um irmão, se separou, e depois casou com outro e ficou vivendo na mesma mansão. Ela ainda saiu, depois que ele morreu, com uma boa grana.”

Dalila conta que depois que contou a história, foi trabalhar normalmente… e quando voltou, ela viu uma super repercussão, com várias pessoas e páginas compartilhando a história. Com tamanho sucesso, ela transformou o DF em um quadro semanal, que conta diversas fofocas antigas que a gente não fazia ideia que haviam acontecido, de famosos nacionais e internacionais!

Muito além de “apenas fofoca”

De forma didática e leve, o @wakandagossip também trás informações e um conteúdo que cria uma grande conexão com o público, como o “Coisas que só quem é de Wakanda entende”.

E sobre o futuro da página?

Sobre como será daqui pra frente, Dalila fala que o seu objetivo é mostrar cada vez mais para os seguidores que o perfil está focado em criar diversos tipos de conteúdo, inclusive o de fofoca:

“É ser vitrine. Uma das coisas que não me surpreende mais são os comentários do tipo: ‘Quem é? Não sabia que tinha tanto creator preto assim’. Nós somos maioria no BRASIL!”.

É sobre dar cada vez mais espaço e visibilidade, inclusive com um novo projeto:

“Essas pessoas não aparecem. Já reparou qual é a cor do seu explorar no Instagram? Quantas pessoas pretas você segue, entende? Além de crescer nesse sentido, pra esse ano: fé no pai que o site sai! Crescer, trabalhar mais e mostrar que a gente pode sim somar com pautas pretas sem ser sobre o tal ‘mimimi’ e a violência, porque cansa falar disso O TEMPO TODO”.

Dalila ressalta que tem projetos em andamento, mas que ainda encontra algumas dificuldades para tirar do papel:

“Tá no papel, porque pra isso tem que ter ‘jobs’ e isso é outra história… acham que igs/influencers pretos/pardos só podem falar de coisas para pessoas pretas.”

Por aqui já estamos ansiosos para conferir esses projetos. HELLO marcas, manda jobs!


Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Você pode gostar também de