Estadão: Toffoli quer reescrever história de corrupção do PT

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi alvo de críticas feitas pelo jornal O Estado de São Paulo. Em editorial publicado nesta quarta-feira (7) com o título: O ânimo de Toffoli, o jornal diz que o ministro “parece profundamente empenhado em reescrever a história de corrupção e desmandos que marcaram a trevosa passagem do PT pelo poder”.

No texto, o periódico questiona o fato de Toffoli ter mandado que a Procuradoria-Geral da República (PGR) insista na investigação sobre um suposto conluio entre a ONG Transparência Internacional e a Lava Jato para se apropriar de recursos recuperados de esquemas de corrupção, mesmo sem qualquer fato novo que justifique a medida.

O que ocorre, no entanto, é que há poucos dias a entidade incluiu justamente algumas decisões recentes do ministro na lista dos fatores que ajudaram a piorar a posição do Brasil no Índice de Percepção da Corrupção. Por isso, o veículo diz acreditar que a postura do magistrado esteja carregada de “ânimo vingativo”.

– Não está em questão o conteúdo do relatório, e sim a reação truculenta de um ministro do Supremo a algo que leu e não gostou. Resta esperar que o colegiado da Corte ponha termo a esse empreendimento, mas nada sugere que os pares do ministro Dias Toffoli o farão, pois tudo indica que estamos diante de um fato consumado – diz o texto.

O veículo declara ainda que “a decisão de apagar a Lava Jato da historiografia do país parece que já foi tomada” e ressalta que a postura do ministro parece ter a anuência dos outros magistrados das Suprema Corte. O texto ressalta, inclusive, o conflito de interesses nas decisões em que Toffoli anulou multas de empresas envolvidas na Lava Jato.

– Estivesse o país menos bagunçado moral, ética e institucionalmente, o ministro teria se declarado impedido – ou ao menos sua permanência nesses processos provocaria mais espanto. Dias Toffoli, convém lembrar, foi citado como sendo o “amigo do amigo de meu pai” em manifestação enviada por Marcelo Odebrecht à Polícia Federal – completa.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Pleno.News


Você pode gostar também de