Boulos é escolhido como relator do pedido de cassação de Janones por suposta ‘rachadinha’

O deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) foi escolhido como o relator da representação do PL que pede a cassação do deputado federal André Janones (Avante-MG) por suposta prática de “rachadinha” em seu gabinete.

O anúncio foi feito, nesta quarta-feira, 17, pelo deputado federal Chico Alencar (Psol-RJ), que presidia provisoriamente o Conselho de Ética da Câmara. O PL acusa o deputado de “quebra de decoro parlamentar e condutas ilegais e incompatíveis com o cargo”.

Para escolher o nome do relator de qualquer processo no colegiado, é realizado um sorteio para criar uma lista tríplice. São excluídos do sorteio os parlamentares do mesmo Estado, partido ou bloco a que o deputado-alvo pertence. Além disso, parlamentares do PL, partido autor da representação, não podem relatar o processo de cassação.

A representação faz referência aos áudios divulgados pelo site Metrópoles em que André Janones pede a servidores uma fatia do salário recebido da Câmara para pagar dívidas de campanha. A prática é conhecida como “rachadinha”. O caso também está sendo investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

🚨Novo áudio BOMBA do Janones !!!

Lulaaaaa, faça alguma coisa!!! Pede ajuda pra GloboNews e pro MBL!!!

Faz o L!!! pic.twitter.com/vSpPq8Ehqb

Em dezembro de 2023, a pedido da Procuradoria-Geral da República, o STF abriu inquérito para apurar as denúncias. Em fevereiro deste ano, o ministro Luiz Fux, relator do caso, autorizou a quebra dos sigilos bancários e fiscais de André Janones.

André Janones nega irregularidade

O deputado negou irregularidades e disse nas redes sociais que o pedido foi feito ainda antes de se eleger, em 2018, para pessoas que ainda não trabalhavam em sua equipe. Janones também negou ter recebido os valores, e a prática teria sido “vetada” por sua advogada.

Os ex-assessores de Janones afirmaram que eram obrigados a contribuir com um porcentual de seus salários. Os saques seriam operados pela atual prefeita de Ituiutaba, em Minas Gerais, Leandra Guedes.

Leia mais: “Janones usou emendas para bancar shows de artistas”

O partido também acusa o deputado de difundir fake news durante a campanha eleitoral de 2022. Janones escreveu um livro em que revela sua atuação na campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no ano passado.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de