Após mais de uma década o MAPA abre concurso com mais de 800 vagas em diversas áreas para nível médio e superior: Confira com mais detalhes!

De acordo com folhadirigida, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) está preparando para um novo concurso que promete revitalizar seu quadro de funcionários. Com um pedido formalizado para preencher 857 posições, o ministério busca profissionais de níveis médio e superior para se juntarem à sua equipe. Assim, este movimento vem em resposta a uma necessidade crescente de pessoal, exacerbada por uma onda de aposentadorias e um aumento na carga de trabalho.

Após uma década sem novos processos seletivos para atividades administrativas, o MAPA, sob a liderança do ministro Carlos Fávaro, enviou uma solicitação à ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, buscando autorização para o concurso MAPA. No entanto, a distribuição das vagas revela uma variedade de cargos, incluindo 500 oportunidades para agente administrativo, que exige apenas o ensino médio. Mas outras posições que requerem formação superior, como administrador, analista técnico administrativo, e especialistas em diversas áreas técnicas.

Desta forma, o ministério não só delineou os cargos desejados mas também propôs um cronograma detalhado, antecipando a contratação de uma banca organizadora já em janeiro. Se tudo correr conforme o planejado, o edital do novo concurso poderá ser publicado já em fevereiro do próximo ano, com provas marcadas para agosto e nomeações previstas para dezembro.

Aliás, o concurso ministério da Agricultura e Agropecuária, o MAPA também participará do Concurso Público Nacional Unificado deste ano, com 520 vagas distribuídas entre o próprio ministério e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As vagas estão organizadas em blocos temáticos, abrangendo áreas como infraestrutura, tecnologia, saúde do servidor e gestão governamental.

Bloco 1: Infraestrutura, Exatas e Engenharias: 2 vagas

Bloco 2: Tecnologia, Dados e Informação: 20 vagas

Bloco 3: Trabalho e Saúde do Servidor: 240 vagas

Bloco 7: Gestão Governamental e Administração Pública: 18 vagas

Bloco 8: Nível intermediário: 240 vagas

Portanto, com a expectativa de mais convocações e a lotação dos aprovados, o vice-presidente do Anffa Sindical, Ricardo Nascimento, expressou otimismo quanto ao impacto positivo que o novo concurso trará. Para aqueles que buscam vagas em concurso, esta é uma chance de fazer parte de uma instituição fundamental para o desenvolvimento e a segurança alimentar do país.


Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Click Petróleo e Gás


Você pode gostar também de