Guaíba atinge 5,22 metros em Porto Alegre; veja as regiões afetadas

Na noite deste sábado, 4, Porto Alegre testemunhou uma nova elevação no nível do Lago Guaíba, que passou de 5,17 para 5,22 metros. A medição foi realizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA). Essa marca não era alcançada desde 1941, o que reforça a gravidade da situação hídrica na região.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta às 20h do mesmo dia, a fim de avisar a população sobre os riscos de novas tragédias. Há possibilidade de chuvas intensas, acompanhadas de ventos fortes; descargas elétricas; e potencial ocorrência de granizo. O aviso se estende até as 10h deste domingo, 5.

O mapa abaixo mostra as áreas mais vulneráveis à inundação.

Áreas mais altas não serão afetadas com a mesma intensidade do que as mais baixas.Quem mora em áreas mais baixas deve buscar abrigo em locais seguros, longe da zona vermelha do mapa. https://t.co/3cTVU7rQrO

O impacto dos temporais é devastador. O balanço estadual revela 55 óbitos confirmados e outros sete sob investigação. Além disso, 74 indivíduos estão desaparecidos. A enxurrada afetou 317 cidades e provocou o desalojamento de 69.242 pessoas.

Diante dessa catástrofe, o governador Eduardo Leite (PSDB) pressiona por medidas extraordinárias para a recuperação do Estado. “O Rio Grande do Sul vai precisar de uma espécie de Plano Marshall de reconstrução”, afirmou, ao enfatizar a urgência de ações imediatas para não agravar a situação das vítimas.

Elavação do Guaíba provoca fechamento do Aeroporto Salgado Filho

A crise afetou significativamente a infraestrutura de Porto Alegre. O Aeroporto Salgado Filho, por exemplo, fechou por período indeterminado.

As companhias aéreas Azul, Gol e Latam foram forçadas a cancelar ou ajustar seus voos. Como alternativa, ofereceram aos passageiros opções de remarcação ou reembolso sob condições flexibilizadas.

A situação também comprometeu o fornecimento de água em várias cidades da Grande Porto Alegre, com Guaíba e Eldorado do Sul, que estão em desabastecimento total.

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informou que a maioria das cidades satélites, como Canoas, está sem abastecimento de água. Apenas a estação de Gravataí, que opera a 55% de sua capacidade, segue em funcionamento.

Porto alegre inundada

Vídeos e imagens que circulam nas redes sociais mostram o estrago causado pelas severas enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. A capital gaúcha, Porto Alegre, está parcialmente inundada. A região sofre com chuvas intensas desde o domingo 28.

Eduardo Leite declarou, na quinta-feira 2, que o cenário atual pode resultar no “maior desastre” já registrado no Estado. A catástrofe pode ser maior que a verificada em setembro do ano passado, quando 53 pessoas morreram por causa de um ciclone extratropical. 

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de