Fora da Faixa de Gaza: grupo de 32 pessoas está a caminho do Brasil

O grupo composto de 32 pessoas, entre brasileiros e familiares palestinos, embarcou em avião do Aeroporto do Cairo, capital do Egito, na manhã desta segunda-feira, 13. Eles permaneceram “presos” na Faixa de Gaza por mais de um mês.

A lista original tinha 34 nomes. Duas pessoas desistiram da repatriação e decidiram ficar na zona de conflito por motivos pessoais.

O voo decolou do aeroporto internacional do Cairo às 6:52 (horário de Brasília), fará três escalas para reabastecimento e tem chegada a Brasília prevista para o final da noite desta segunda-feira, 13/11. pic.twitter.com/BWxdLLOFsm

O voo da Força Aérea Brasileira (FAB) fará três escalas para reabastecimento até chegar à Base Aérea de Brasília, no fim da noite de hoje. O avião vai passar por Roma, capital da Itália; Las Palmas, nas Ilhas Canárias, arquipélago espanhol próximo à costa do Marrocos; e na Base Aérea do Recife.

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

O trajeto por terra e a rota de voo até o Brasil

Depois de finalmente cruzarem a Passagem de Rafah, que liga Gaza ao Egito, o grupo foi levado para Alarixe, a 55 km de distância do enclave palestino. As famílias ficaram em um abrigo providenciado pela Embaixada do Brasil até o momento do embarque.

Foram 35 dias aguardando a autorização para cruzar a fronteira de Gaza com o Egito. E, mesmo depois de conseguir, a passagem foi fechada por questões de segurança.

Este foi o décimo voo da FAB trazendo brasileiros que estavam em áreas de conflito, desde o início da guerra entre Israel e os terroristas do Hamas, de volta para ao Brasil.

O chefe da Representação Brasileira em Ramallah, na Cisjordânia, Alessandro Candeias, disse que ainda não está formalizada a relação de uma segunda lista com nomes de brasileiros e familiares palestinos da Faixa de Gaza. “A prioridade, neste momento, é concluir a retirada deste primeiro grupo.”

Com esse voo a caminho do Brasil, serão, ao todo, 1.477 passageiros e 53 animais de estimação trazidos de volta. A operação envolveu 150 militares, 13 médicos, nove psicólogos e 15 enfermeiros.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de