Brasília faz 64 anos hoje; confira fotos antigas

Neste domingo, 21, Brasília completou 64 anos. A inauguração da cidade, em 21 de abril de 1960, foi durante a gestão do presidente Juscelino Kubitschek.

Anteriormente, a capital do Brasil encontrava-se na cidade do Rio de Janeiro. Quatro anos antes da inauguração, o então chefe do Executivo assinou o documento de sanção da lei 2.874 de 1956 que determinava a mudança do local.

Uma publicação partilhada por Marcia Zarur (@marciazarur)

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

Exposições artísticas, programação infantil, circo, evento de ciclismo e outras atrações fizeram parte da programação.

Confira abaixo as fotos de Brasília nas fases de construção e hoje:

História de Brasília

De acordo com o site do governo federal, a ideia da transferência da capital surgiu em 1823 pelo “patriarca da independência” José Bonifácio de Andrada e Silva. Na época, ele reforçava a ideia de “Brasília”, quando o nome foi proposto pela 1ª vez, ser transferida para o interior do território.

Portanto, somente em 1955, Juscelino Kubitschek começa os trabalhos de construção em Brasília. Em seu governo, o ex-presidente determinou o plano de metas, sob o ideal de “50 anos de progresso em 5 anos de realizações”. Entretanto, o objetivo era identificar os pontos principais para a estagnação da economia na época.

Em uma das metas, estava a construção da capital. Para o início do projeto “plano piloto”, o arquiteto e urbanista Lúcio Costa (1902-1988) desenhou, em formato de avião, o Eixo Rodoviário e o Eixo Monumental.

Em conjunto com Lúcio Costa, o arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012) ficou responsável com a construção dos monumentos. Entre eles, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto, o Palácio da Alvorada, a Catedral e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de