Transformers da realidade? Conheça a inovadora aeronave metade avião e metade helicóptero, que ultrapassa 400 km/h!

A Airbus desenvolveu uma aeronave metade avião e metade helicóptero ao mesmo tempo. Apresentado na França, na última semana, Racer conta não apenas com a hélice principal, mas também com dois rotores apontados para frente. Isso significa que o veículo pode decolar verticalmente, assim como voar em alta velocidade.

Com velocidade máxima que ultrapassa os 400 km/h, a aeronave metade avião e metade helicóptero chega a ser mais rápida que os mais velozes helicópteros militares. Por exemplo, o Black Hawk e o Chinook, ambos produzidos por empresas dos EUA, atingem até 295 km/h e 302 km/h, respectivamente.

A ideia da Airbus é implementar a Racer em missões de busca e resgate, além de transportes intermunicipais. Para o futuro, o plano é usar a aeronave para missões de busca e resgate, além de transportes intermunicipais. Em outro momento, o plano é usar a aeronave híbrida em voos comerciais, ao lado dos eVTOL, também conhecidos como carros voadores).

Além de ser mais rápida que os helicópteros tradicionais, a aeronave metade avião e metade helicóptero é mais econômica, emite menos gases poluentes e faz menos barulho ao voar. A aeronave faz parte do programa europeu Clear Sky 2, que incentiva a criação de veículos aéreos com menor emissão de gás carbônico (CO2).

Segundo a empresa responsável pelo projeto, o modelo reduz em 20% o consumo de combustível e as emissões de CO2, em comparação com as aeronaves convencionais do mesmo peso. Graças às asas laterais, o modelo ainda sofre menos com vibrações, sendo mais confortável que qualquer outro helicóptero.

Por enquanto, há apenas uma unidade de demonstração no mundo. Ele custou 200 milhões de euros, cerca de R$ 1,1 bilhão, para ser construído e realizou um voo de testes na base da Airbus Helicpters, em Marignane, no sul da França.

Cerca de 150 executivos do setor, políticos e representantes da União Europeia estavam presentes, segundo a Reuters. Para que a aeronave metade avião, metade helicóptero possa ser vendida ao público geral, o Airbus precisa atrair o interesse de potenciais compradores primeiro. Por ora, a aeronave existe mais como uma ideia bastante promissora.

Julien Guitton, que lidera o programa, falou do orgulho que sua equipe sentiu durante os primeiros testes em solo na pista. Guitton afirma que este é um momento incrível na vida de qualquer engenheiro ou trabalhador. Preparar-se para o voo inaugural de uma nova aeronave, especialmente uma com um nível tão alto de inovação, é uma experiência única e extraordinária.

Os ajustes finais da aeronave híbrida, metade avião e metade helicóptero, foram realizados por uma equipe muito unida, composta por não mais do que 50 engenheiros e trabalhadores no local, apoiados por toda a empresa e numerosos parceiros.

Foi uma operação coordenada que refletiu toda a filosofia da nova aeronave: alta performance e economia de uso. Segundo Guitton, o objetivo do Racer não é simplesmente alcançar a maior velocidade possível, mas oferecer capacidades operacionais aprimoradas ao preço certo para missões onde a velocidade pode ser um grande diferencial.

A chave para esse sucesso reside na fórmula ‘composta’ da aeronave, que já foi testada com sucesso no demonstrador X3 desde 2010. O Racer combina uma arquitetura única (aerodinâmica especial de fuselagem, rotor de helicóptero, asa fixa e hélices propulsoras) com gerenciamento inovador da potência do motor e um piloto automático que sabe como aproveitar ao máximo essa combinação.


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Fonte: Click Petróleo e Gás


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