Temperaturas despencam no Centro-Sul do Brasil neste fim de semana

As temperaturas devem despencar no Centro-Sul do Brasil no último fim de semana de maio. Este sábado, 25, e este domingo, 26, devem ser marcados pela chegada de uma nova frente fria no país.

O frio deve marcar presença em toda a Região Sul, com previsão de geada no centro-sul do Rio Grande do Sul, na Serra Gaúcha e na serra catarinense.

De acordo com o site Climatempo, uma massa de ar frio de origem polar, a mais intensa deste ano no Brasil até o momento, provocará uma acentuada queda de temperatura também em São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, oeste e sul de Mato Grosso. O fenômeno também provoca friagem no Acre e em Rondônia.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

As baixas temperaturas persistirão na próxima semana, e o feriado será de frio mais intenso. Algumas regiões já registraram chuva congelada entre a noite desta sexta-feira, 24, e a madrugada do sábado, como as áreas mais elevadas (acima de mil metros de altitude) da Serra Gaúcha e da serra catarinense.

Leia também:

Outras localidades também podem ter registrado o fenômeno, como São José dos Ausentes (RS), São Joaquim (SC), Urupema (SC), Urubici (SC) e Bom Jardim da Serra (SC).

A chuva congelada é um tipo de precipitação invernal, que ocorre em locais onde a temperatura está abaixo de 0°C. Esse fenômeno acontece quando um floco de neve atravessa uma camada de ar com temperatura acima de 0°C, mas congela novamente ao atingir uma camada de ar mais fria abaixo da nuvem.

O frio será intenso em toda a Região Sul, em São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul oeste e sul de Mato Grosso, com forte friagem também no Acre e em Rondônia.

A friagem, caracterizada por uma acentuada queda de temperatura causada pela passagem de ar frio de origem polar, pode fazer com que os termômetros marquem 10ºC ou menos.

Capitais registram temperaturas baixas neste fim de semana

Neste fim de semana, a cidade São Paulo pode registrar a menor temperatura do ano e a menor máxima de 2024 até agora. Os recordes atuais são 14,2°C em 19 de abril, menor do ano, e 19,1°C em 23 de março, menor máxima do ano.

As previsões indicam temperaturas de 14°C/18°C para sábado e 13°C/16°C para domingo, na capital paulista.

Leia mais:

Curitiba pode registrar 10°C no fim de semana. O clima deve quebrar o recorde de menor temperatura do ano, que atualmente é de 9,3°C, em 19 de abril, e o recorde de menor máxima, que é de 15,8°C, em 15 de maio.

Porto Alegre pode estabelecer um novo recorde de menor temperatura máxima no sábado, ultrapassando o recorde atual de 13,6°C, registrado em 16 de abril.

Campo Grande também poderá atingir um duplo recorde de frio neste fim de semana, com os atuais recordes sendo 15,1°C, em 15 de maio, para menor temperatura do ano; e 21,4°C, em 19 de maio, para menor temperatura máxima.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de