Governo de São Paulo anuncia plano de vacinar crianças contra a Covid-19 em três semanas

LUIS GANDARILLAS / AFPAnvisa aprovou em 16 de dezembro de 2020 o uso da vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira, 5, o plano de vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos. O plano visa completar a imunização de toda a faixa etária em três semanas, com 250 mil crianças vacinadas por dia, uma capacidade adicional ao processo de vacinação que já ocorre no Estado. “Toda a logística e infraestrutura do governo do Estado foi planejada ainda no final do ano passado e esta preparado para começar a imunização das crianças imediatamente desde que o Ministério da Saúde envie as vacinas ou que autorize os governos dos Estados a comprarem a vacina da Pfizer, já que a Pfizer, neste momento, por contrato com o Ministério não pode vender para outros entes”, afirmou Doria.

O imunizante aplicado no público infantil é diferente do aplicado em maiores de 12 anos. O público infantil vai receber duas doses de 0,2 ml, que correspondem a um terço da concentração das doses da Pfizer administradas em adolescentes e adultos. Em 17 de dezembro, um dia após a vacina da Pfizer ter sido aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o governo de São Paulo enviou um pedido de compra para a farmacêutica, que afirmou estar atuando junto ao governo federal “para definir as próximas etapas desse processo”. O governador ainda cobrou da Anvisa a aprovação do uso emergencial da CoronaVac no grupo. O Estado já tem 12 milhões de doses de vacina do Instituto Butantan para a vacinação infantil.

O anúncio do plano acontece um dia após a audiência pública realizada para debater a vacinação do grupo com a vacina da Pfizer. Na audiência, a maioria foi contrária à exigência de prescrição médica para a imunização do público infantil. O Ministério da Saúde ainda não deliberou oficialmente sobre a aplicação de doses do imunizante em crianças. A expectativa é que a decisão final da pasta sobre o tema seja divulgada ainda nesta quarta-feira, 5.

Para a vacinação das crianças, o Estado de São Paulo já distribuiu 4,5 milhões de seringas e agulhas de 1 ml, específicas para o público infantil, e 4,5 milhões de carteirinhas de vacinação. A rede contará com 5,2 mil postos, além da disponibilidade escolas estaduais para ampliar o acesso da população infantil à campanha. O público alvo é de cerca de 4,3 milhões de crianças de 5 a 11 anos, sendo 850 mil com comorbidades, deficiências ou pertencentes a grupos prioritários como indígenas e quilombolas.


Fonte: Jovem Pan


Você pode gostar também de