Por que o governo da Índia está prestes a mudar o nome do país

Nova Délhi, a capital indiana, receberá nesta semana o encontro do G20, grupo formado pelas maiores economias do mundo. Porém, um convite enviado pelo governo da Índia para os líderes das nações participantes levantou rumores de que as autoridades locais desejam mudar o nome do país asiático, que pode passar a se chamar Bharat.

Na carta, que anuncia o jantar de gala promovido pelo Estado durante a realização da cúpula do G20, o texto informa que o evento terá como anfitrião o “presidente de Bharat”, abandonando o termo “Índia”. A mudança provocou estranheza entre os diplomatas.

publicidade

Bharat ou Índia?

Palavra hindi para se referir à Índia, Bharat já é citada na Constituição local como um dos nomes oficiais do país.

O termo ganhou grande importância política nos últimos anos. É, por exemplo, a nomenclatura preferida do Partido Nacionalista Indiano (BJP), do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

A Suprema Corte da Índia já havia rejeitado uma proposta que procurava remover a palavra “Índia” da Constituição e manter apenas “Bharat”.

Colonialismo britânico

Defensores da mudança de nome argumentam que o Reino Unido impôs a denominação “Índia”. Os britânicos colonizaram o território indiano por dois séculos, até 1947. Já a oposição afirma que o nome atual já é conhecido no mundo todo.

Segundo a rede de televisão News18, fontes governamentais anônimas afirmaram que os deputados do Partido Nacionalista Indiano podem apresentar uma resolução para dar proeminência ao uso oficial de Bharat.

Nos últimos anos, o governo de Modi procurou remover símbolos dos tempos do colonialismo da paisagem urbana, instituições políticas e até de livros de história da Índia.

“Bharat” é uma forma abreviada de Bharatvarsha, que significa “a terra dos descendentes dos Bharatas”. Nos livros de história, “Bharata” costuma ser relacionado ao Rei Bharata. Esta é uma das referências dos livros, mas como um país grande e diverso, a explicação do termo pode variar.

Já o nome “Índia” tem suas origens no Rio Indo (agora chamado Sindhu). A nomenclatura ganhou mais importância quando o país foi colonizado pelos britânicos.

Mesmo depois de conquistarem a liberdade, os líderes indianos não eliminaram o uso do nome e o incorporaram em documentos oficiais.

Atualmente, o país concilia vários nomes de origem antiga e moderna. Além de Índia, também é chamado de Hindustão e Bharat.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de