Israel declara ‘estado de guerra’ e anuncia contra-ataque ao Hamas

Na manhã deste sábado, 7, milhares de israelenses acordaram com o som dos mísseis disparados pelo Hamas. Casas, apartamentos e estabelecimentos comerciais localizados no sul do país estão em chamas. Em resposta ao ataque do grupo terrorista islâmico, que deixou pelo menos 22 mortos, o Estado de Israel declarou estado de guerra.

Israelis across the country—on Shabbat and the holiday of Simchat Torah—woke up to sirens sounding and Hamas firing rockets at them from Gaza this morning.

We will defend ourselves. pic.twitter.com/S9GN8fld4Y

A ofensiva começou por volta das 6h30, no sabá judaico e na manhã de um festival — o último da série de feriados.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que seu país reagirá aos atentados terroristas. Em virtude da gravidade dos ataques, o governo ordenou a convocação de reservistas e garantiu que o Hamas “pagará um preço sem precedentes”.

“Estamos em guerra”, disse Netanyahu, ao lembrar que Israel foi alvo de 5 mil mísseis nesta manhã. “Esta não é uma operação simples.”

Comunicado oficial do Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, sobre os ataques sofridos na manhã deste sábado pic.twitter.com/MRRN75Z1WR

A ofensiva se sustenta por meio da infiltração de palestinos em cidades israelenses e por meio do disparo de mísseis desde a Faixa de Gaza. De acordo com as Forças Armadas de Israel, os extremistas organizaram ataques por mar e ar, inclusive com o uso de parapentes.

Hamas elite unit engaging in gunfire exchange with Israeli forces inside Israeli kibbutz of sderot pic.twitter.com/JtpTOAteXo

O comandante militar do Hamas, Mohammad Deif, anunciou os ataques terroristas através dos meios de comunicação palestinos. “Este é o dia da maior batalha, para acabar com a última ocupação na Terra”, disse, ao pedir apoio de extremistas de todo o mundo. Logo depois do anúncio, moradores de Gaza correram para os mercados para comprar alimentos.

A imprensa palestina informou que o Hamas sequestrou diversos israelenses e os transformou em prisioneiros. As cenas de barbárie contra os reféns abundam nas redes sociais.

Palestinos da Faixa de Gaza sequestrando civis israelenses no sul de Israel. Estima-se em mais de 100 o número de civis israelenses mortos e sequestrados nos ataques desta manhã. Há vídeos horríveis mostrando palestinos executando famílias inteiras dentro das suas casas no sul de… pic.twitter.com/AiZId2Hr6A

“Fazemos parte desta batalha, os nossos combatentes estão lado a lado com os seus irmãos nas Brigadas Qassam até que a vitória seja alcançada”, afirmou o porta-voz do braço armado da Jihad Islâmica, Abu Hamza, no Telegram.

Conforme o Serviço de Emergência de Israel, o número de mortos deve aumentar consideravelmente. Mais de 140 pessoas foram hospitalizadas no Soroka Medical Center em Beersheba, que atende o sul israelense.

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, disse que o Hamas “cometeu um grave erro nesta manhã”. Ele informou que as tropas israelenses lutarão “contra o inimigo” e afirmou que seu país vencerá a guerra.

ISRAEL SOB ATAQUE: Hamas atira mais de 2.500 foguetes no sul de Israel.

Vocês, sendo pró ou anti Israel, realmente acham que esse tipo de ação vai proporcionar melhor vida para os palestinos?

Entenda o que está acontecendo. pic.twitter.com/T05YygI10d

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de