‘Ataque terrorista foi desumano’, diz secretário de Estado do Vaticano

O cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, classificou como desumano o ataque-surpresa da organização terrorista Hamas contra Israel no sábado 7, que deu início ao conflito.

+ Leia as últimas notícias de Mundono site da Revista Oeste.

“O ataque terrorista realizado pelo Hamas e outras milícias no último sábado contra milhares de israelenses é desumano”, afirmou Pietro em entrevista ao Vatican News. “A Santa Sé expressa sua total e firme condenação. Além disso, estamos preocupados com os homens, mulheres, crianças e idosos que estão sendo mantidos como reféns em Gaza.”

Entre 100 e 150 pessoas foram sequestradas pelo Hamas, que ameaçou matá-las a cada contra-ataque israelense. A organização assassinou civis, incluindo mulheres, idosos e bebês, e violentou mulheres. Em uma rave de jovens, promoveu um massacre.

Assim como o papa Francisco fez durante a audiência da quarta-feira 11, o secretário de Estado também disse que Israel tem direito à autodefesa, mas com “proporcionalidade”. “O atacado tem o direito de se defender, mas a autodefesa também deve respeitar o parâmetro da proporcionalidade.”

Secretário de Estado do Vaticano visitou embaixada israelense

Parolin, que fez uma visita à embaixada de Israel no Vaticano para expressar solidariedade pelo ataque, defendeu o diálogo entre as partes “para evitar mais derramamento de sangue, como está acontecendo em Gaza, onde há muitas vítimas civis inocentes como resultado dos ataques do exército israelense”.

Cardinal Secretary of State Pietro Parolin makes a visit to Embassy of Israel to the Holy See to express solidarity for last Saturday’s attack on Israel and concern for the lives of civilians in Israel and Palestine, especially those in Gaza.https://t.co/IwbHlFnreL

O secretário de Estado do Vaticano também disse estar convencido de que a criação de dois Estados na Terra Santa é a solução mais justa, capaz de levar paz à região. “Essa solução, que é prevista pela comunidade internacional, ultimamente tem parecido para alguns, de ambos os lados, não mais viável. Para outros, ela nunca foi. A Santa Sé está convencida do contrário e continua a apoiá-la.”

+ Israel pede evacuação do norte da Faixa de Gaza; Hamas rejeita ordem

Questionado sobre a atuação diplomática do Vaticano no conflito, Parolin respondeu que “a Santa Sé está pronta para qualquer mediação necessária, como sempre”. “Qualquer mediação para pôr fim ao conflito deve, no entanto, levar em conta uma série de elementos que tornam a questão muito complexa e articulada, como a questão dos assentamentos israelenses, a segurança e a questão da cidade de Jerusalém”, declarou.

Ajude a manter online o Litoral Hoje fazendo uma pequena doação por PIX. Utilize a chave PIX CNPJ 45.315.952/0001-32. Ou deposite na conta: Banco Original – 212 – Agência 0001 – Conta 7296983-0. Agradecemos a sua colaboração.

Fonte: Revista Oeste


Você pode gostar também de